MENU

BUSCA

O Liberal na Escola: programa leva à Escola Sesi Belém evento alusivo ao Dia do Jornalista

Durante a programação, jornalistas do Grupo Liberal falaram sobre a importância de se combater as fake news

O Liberal

O programa O Liberal na Escola promoveu um evento na Escola Sesi Belém, no bairro do Marco, na manhã desta segunda-feira (17). A programação foi alusiva ao Dia do Jornalista, transcorrido no dia 7 deste mês, e contou com as presenças do repórter Dilson Pimentel e do fotojornalista Tarso Sarraf, ambos com mais de 30 anos de profissão.

Eles falaram sobre o processo diário de produção das notícias e também destacaram o perigo das fake news para a sociedade e a preocupação do Grupo Liberal em publicar notícias verdadeiras e de qualidade.

VEJA MAIS

 

"Avaliamos como de suma importância participar dessa atividade promovida pelo SESI, pois é uma forma de contribuirmos com a formação educacional e cidadã dos discentes. Além do ato de leitura e escrita, contemporaneamente, se fala também em checagem das informações, buscando assim combater as Fake News, algo que os colaboradores do Grupo Liberal fazem com profissionalismo. Logo, conversar sobre esse assunto com os discentes sempre é muito válido, pois é algo que contribuiu para a vida”, comentou Alan Siqueira, coordenador pedagógico do programa O Liberal na Escola.

Alunos destacam importância do evento

O aluno Nathan Gomes falou sobre a importância do evento para que os estudantes conhecessem um pouco o processo de produção das notícias. “E também pra gente saber como é o processo para saber se uma notícia é ou não verdadeira e não ficar repassando informações falsas”, disse. Momentos como esse, destacou, também são importantes porque podem inspirar alunos a seguir a carreira jornalística.

A aluna Lívia Eduarda também comentou sobre a importância desse evento. “A escola também tem o papel de trazer essas informações pra gente. E o trabalho da reportagem é muito interessante, porque abrange vários tipos de assuntos. E, sobre as fake news, é importante a gente entender a diferença entre o que é real e o que não é, porque, se a gente passar informações falsas, vai acabar prejudicando muita gente”, disse.

Os professores Silvio Mauro Pereira e Elaine Souza acompanharam toda a programação. O professor Silvio Mauro Pereira destacou a importância de profissionais do Grupo Liberal conversarem com os alunos sobre a importância de se transmitir notícias verdadeiras.

“A adolescência tem uma arma na mão (celular), mas não sabem o poder dessa arma, e pode acabar transmitindo notícias falsas”, disse. Por isso ele afirmou sobre a importância de se ter muito cuidado na hora de propagar informações pela internet. A conversa entre os jornalistas e os alunos ocorreu na Escola Sesi Belém, no auditório do Senai, na avenida João Paulo II, no bairro do Marco.

O Programa ‘O Liberal na Escola’ é uma iniciativa do Grupo Liberal que visa o auxílio na formação de leitores críticos através de visitas às dependências do local e a diversos pontos turísticos da cidade. Desde 1995, o projeto atende escolas públicas e privadas do Pará, levando aos alunos a experiência de contato com as produções jornalísticas. Essa é uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos e garantir qualidade nas ações pedagógicas que são desenvolvidas.

 

Belém