CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Maré alta inunda Ver-o-Peso nesta manhã de Sexta-Feira Santa

Mesmo sem coincidência com chuvas, pontos de alagamentos foram registrados pela cidade

Redação integrada de O Liberal
fonte

Mesmo sem chuvas, a maré alta esperada para a manhã desta Sexta-Feira Santa (19) alagou parte da feira do Ver-o-Peso. As águas invadiram os setores como os de mercearia, farinha, tucupi e camarão. Também está alagado o entorno do Mercado do Peixe e a pedra do peixe. Nesse momento, o trânsito está complicado em frente ao Mercado de Ferro. Na avenida Perimetral, no Guamá, as águas do Tucunduba também inundaram a área do Terminal Rodoviário da Universidade Federal do Pará. Pontos de alagamento também foram registrados na José Bonifácio, próximo a Bernardo Sayão, no Guamá. 

LEIA MAIS:

image Água inundou setores da feira e trânsito parou: sem chuvas, confluência foi com procissões da Sexta Santa (Igor Mota)

Já havia previsão de alagamentos em vários pontos de Belém, mas só se fossem confirmadas as previsões de chuvas em coincidência com a maior maré alta do mês de abril, esperada para as 11h23 da manhã de hoje.

No complexo do Ver-o-Peso, pedestres e visitantes têm que pisar na água para circular pela área da feira e do Comércio. Foi o caso do despachante Rilson Torres, 37, que estava com o filho Rafael, de 3. "É a primeira vez que vejo assim. É diferente", admirou-se, depois de comprar caranguejo e camarão. Ele atravessou a enchente com o filho no ombro, até sair na Boulevard com a avenida Portugal, que também está debaixo de água. 

image Avenida Portugal: alagamento tomou lojas esta manhã (Ary Souza)

Muitos consumidores que procuraram o Comércio esta manhã tiveram que tirar sapatos e sandálias para atravessar pelas águas. Vendedores suspenderam suas mercadorias. O trânsito fluia lentamente pela Castilhos França em direção à avenida Portugal. Parte da Castilhos França e suas transversais também estão alagadas, entre as quais Oriental e Ocidental do Mercado, Campos Sales.

"Não dá para o carro sair daqui", disse um taxista, estacionado ao lado do Solar da Beira, igualmente tomado pelas águas. Um senhor caiu em um buraco na Castilhos França com a Campos Sales. O buraco está encoberto pela água. Ele se levantou rápido. E não se machucou.

image José Bonifácio, próximo à Bernardo Sayão: alagamentos (Via redes sociais)

As marés altas de abril vêm acontecendo desde quarta (17) e seguirão até domingo de Páscoa (21). Nesta Sexta-Feira Santa (19), a maré atinge o maior nível do mês, com 3,6 metros de subida às 11h23, aponta a tábua de marés da Marinha do Brasil.

image Ver-o-Peso: maior maré de abril inundou Comércio, mesmo sem chuvas (Ary Souza)

RISCOS

A maior altura do nível de água na capital pode elevar o risco de alerta de alto (marés acima de 3,5 metros) para altíssimo, se houver coincidência com chuvas, apontam os padrões da Defesa Civil Municipal. A coincidência de chuva forte com maré alta, para Belém, significa que a cidade poderá ter mais uma vez, neste feriado, vários pontos de alagamentos. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia confirmado na previsão do tempo para esta semana que a faixa de nuvens estacionária da zona de convergência intertropical (ZCIT) significa chuvas fortes sobre a capital até esta sexta-feira (19).

CHUVAS 

A previsão dos 15 primeiros dias de abril foi de um acumulado de chuvas de 250 milímetros, frente à média história de 424,3 mm para o mês. Há alta probabilidade dessa média ser atingida ou superada até o fim do mês, diz a meteorologia. Em março a média histórica do mês foi superada.

image Maré inundou todos os setores do Ver-o-Peso (Ary Souza)


CONFIRA AS MARÉS  


SEXTA-FEIRA SANTA - 19 de abril

  • 11h23 - 3.6m
  • 23h51 - 3.5m
  • Alerta de risco altíssimo para coincidência de maré alta de manhã e final da noite, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.


SÁBADO DE ALELUIA - 20 de abril

  • 12h09 - 3.5m
  • Alerta de risco altíssimo para maré alta no final da manhã, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.


DOMINGO DE PÁSCOA - 21 de abril

  • 0h34 - 3.5m
  • 12h41 - 3.5m
  • Alerta de risco altíssimo para maré alta de madrugada e no início da tarde, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.


SEGUNDA - 22 de abril

  • 01h21 - 3.4m 
  • 13h21 - 3.4m
  • Alerta de risco alto para maré alta de madrugada e início da tarde, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.


TERÇA - 23 de abril

  • 02h02 – 3.3m
  • 14h02 – 3.3m
  • Alerta de risco alto para maré alta de madrugada e de tarde, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.


FONTE: MARINHA DO BRASIL   

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM