CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Locais de testagem para covid-19 seguem lotados em Belém; veja

Na URE Doca a espera para realização do teste dura cerca de 4h, enquanto nas unidades de saúde da prefeitura é necessário passar por consulta médica para realizar o exame

Laís Santana

Continua crescendo a procura pelo serviço de testagem para covid-19 na rede pública de saúde, em Belém. Somente na tarde desta segunda-feira (11), ao menos 60 pessoas aguardavam para realizar o exame na Unidade de Referência Especializada (URE) Doca, no bairro do Reduto. O tempo de espera no local, entre a chegada e o recebimento do resultado, era de 4 horas, em média. Já na sala de espera da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, na avenida Doutor Freitas, dezenas de pacientes aguardavam pelo atendimento médico para realizar o exame. 

VEJA MAIS

image Expectativa de vida cai três anos na América Latina com a pandemia
Austrália e Nova Zelândia ganharam 1,2 ano por menor mortalidade por covid-19

image Ananindeua reforça vacinação contra covid-19 a partir desta segunda
Atendimento para imunização ocorre das 8h às 12h30 em mais de 10 unidades de saúde; veja onde se vacinar

image Belém tem vacina contra covid-19, gripe e sarampo na semana
Agenda será cumprida a partir desta segunda (11) até sexta (15)

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) registrou, nos primeiros dias de julho, o maior percentual de pessoas infectadas pela covid-19 desde a primeira semana de fevereiro, quando a chegada da variante ômicron lotou os prontos-socorros no país. O índice de testes rápidos com resultado positivo entre os dias 27 de junho e 3 de julho ficou em 35% —o maior percentual em 21 semanas. A última vez que a quantidade de pacientes infectados esteve nesse patamar foi na semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, com taxa de 36,07%.

No Pará, de janeiro a julho, foram realizados 238.015 testes para covid-19, com 100.096 testes positivos, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa). 

A secretaria esclareceu, em nota, que até o momento, não há impacto no registro de internações e que continua incentivando a vacinação em todos os municípios paraenses. O comunicado reforça que a Sespa avalia, constantemente, o cenário epidemiológico no Estado para auxiliar nas medidas de combate adotadas.

VEJA MAIS 

image Desperdício: mais de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 não foram usadas na pandemia
Fatores como a indecisão sobre a vacinação e doses compradas em excesso contribuíram para o número

image Casos de gripe voltam a aumentar em Santarém; três pontos de atendimentos foram reativados
Qualquer pessoa com sintomas como febre, dor de garganta, coriza ou tosse pode procurar as unidades para realizar o teste rápido para covid-19

Na capital paraense, um dos locais para realização dos testes rápidos de covid-19 é a URE Doca, que fica na Av. Visconde de Souza Franco, nº 600. O local tem capacidade para realizar 350 testes rápidos por dia, feitos por livre demanda, ou seja, ordem de chegada e sem distribuição de senhas. Esse atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

A jovem Brenda Barcelar, de 24 anos, procurou o ponto de testagem após apresentar sintomas como dor de cabeça, coriza, febre e dor de garganta. "Eu estou com esses sintomas desde sexta-feira, aí hoje vim direto fazer o teste. Inclusive eles estão falando pra gente fazer o teste só se tiver sintomas porque tem muita gente que está vindo mais pelo susto ou por curiosidade", afirma. 

Ela chegou ao local às 12h e conseguiu receber o resultado por volta de 16h15. "Aqui eles não dão muita assistência, a gente vai mais perguntando para as pessoas que estão na fila mesmo, não tem distribuição de senha. Eu acho que faltou mais uma pessoa aqui fora pra estar informando e organizando a fila ou até informar que se não tiver os sintomas não é necessário fazer o teste", pontua Brenda. 

Em nota, a Sespa ratificou que é responsabilidade das secretarias municipais de saúde disponibilizar pontos de atendimento para a realização de testes de covid-19 e a URE Doca funciona como um ponto de apoio.

image Anvisa recebe pedido de registro definitivo da CoronaVac
Imunizante está aprovado no Brasil desde janeiro de 2021, mas autorização prevê apenas uso emergencial

Locais de testagem passaram por readequação

Na semana passada, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), readequou a estratégia de testagem da população contra a covid-19. Desde o dia 8 de julho, os testes estão disponíveis nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam 24 horas, e em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Segundo a Sesma, a readequação foi necessária diante do aumento da procura pelos testes na rede municipal e há testes suficientes para atender a demanda da capital. A secretaria ainda reforça que só deve procurar as UBS e UPAs quem estiver com sintomas gripais há, pelo menos, três dias. A oferta gratuita do teste rápido é uma das estratégias do município de prevenção e combate à doença.

Para realizar o teste rápido nas UBS e UPAs o paciente deve passar primeiro por uma triagem, que vai encaminhá-lo para o atendimento médico e só depois, com um encaminhamento médico, é possível realizar o exame. 

Saiba onde realizar a testagem para covid-19 em Belém:

UBS

  • Outeiro (Rua Manoel Barata, 2373-2397);
  • Cotijuba (Rua Manoel Barata, s/n);
  • Jurunas (Rua Fernando Guilhon, s/n, entre passagem Jacob e travessa Monte Alegre);
  • Bengui (Rua Benfica, esquina com passagem São Pedro);
  • Carananduba (Praça do Carananduba, s/n, entre avenida Beira-Mar e rua Santo Antônio, Mosqueiro);
  • Baía do Sol (Avenida Beira-Mar, s/n, próximo ao mercado, Mosqueiro);
  • Icoaraci (Rua Manoel Barata, 840, entre travessas Itaboraí e São Roque);
  • Tapanã (Rua São Clemente, s/n).

UPAs

  • Sacramenta (Avenida Doutor Freitas, 860);
  • Jurunas (Passagem Esperança, 63);
  • Marambaia (Rua Maravalho Belo, s/n);
  • Terra Firme (Avenida Perimetral, s/n);
  • Icoaraci (Rua Paraíso, s/n).
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM