Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Levantamento dos mastros marca a abertura dos Arrastões do Pavulagem

Os mastros de São João menino foram fixados na Praça dos Estivadores, em Belém

Laís Santana

A abertura oficial dos Arrastões do Pavulagem foi realizada na noite desta quarta-feira (9), na Praça dos Estivadores, em Belém, com a chegada da comitiva do Boi Pavulagem e o levantamento dos mastros de São João menino, tradicional cerimônia que celebra São João e pede as bençãos do santo para as brincadeiras realizadas ao longo do mês. 

Para a festa foram confeccionados dois mastros - um dos homens e outro das mulheres - que são colocados em uma embarcação, no cais da Estação das Docas, e levados pelo rio até a Escadinha do Cais do Porto, como forma de valorizar a relação do cortejo com os rios da Amazônia. Ao desembarcar, os mastros foram recebidos pelo Batalhão da Estrela e conduzidos até a Praça dos Estivadores onde foram fincados e permanecerão até o fim da festividade. Na sequência da programação, aconteceram a Roda de Boi e a Roda Cantada, reunindo brincantes de todas as idades. 

VEJA MAIS

Abertura oficial do 'Arraial do Pavulagem' marca o retorno da quadra junina em Belém
Um dos maiores ícones que anuncia os festejos de São João na cidade é o arrastão do emblemático “Arraial do Pavulagem”

Arraial do Pavulagem realiza ensaio neste sábado
Batalhão da Estrela se prepara para o 1º Arrastão do Pavulagem no 12 de junho

Arraial do Pavulagem comemora 35 anos com volta às ruas
O Liberal fez uma entrevista com Ronaldo Silva para saber de todos os detalhes do arrastão junino deste ano

Arraial do Pavulagem se prepara para ganhar as ruas em primeiro arrastão
Batendo recorde nas inscrições das oficinas, este ano, o número de membros será superior

A professora Elisângela Diniz ajudou a carregar o mastro das mulheres. Ela é natural de Cachoeira do Arari, cidade que inspirou a criação da cerimônia dos mastros em Belém. Para ela, o momento também celebra a força feminina. "Carregar esse mastro primeiro representa a cultura paraense, e segundo a força da mulher corajosa. Desde criança vivo esse momento e me sinto muito feliz de participar", declarou. 

35 anos de Pavulagem

 

Com o tema “Arraial do Pavulagem 2022: 35 anos de Pavulagem”, as atividades deste ano homenageiam o tempo de atuação do coletivo de artistas formado por Ronaldo Silva, Júnior Soares e outros nomes importantes para a cultura da Amazônia.

"O coração está aqui batendo mais forte, parece que é o nosso primeiro cortejo. Esses últimos dois anos serviram para nos mostrar o quanto é importante valorizar a cultura, o povo na rua, brincando e acompanhando os arrastões. Não tem pessoa mais feliz que eu hoje", afirmou Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem. 

1º Arrastão do Pavulagem 

 

Quem está aguardando pelo retorno do arrastão às ruas de Belém deve ficar atento: a concentração do cortejo será na Praça da República a partir de 08h. Uma roda cantada começa às 09h e às 10h o arrastão sairá da Praça da República, com chegada na Praça dos Estivadores prevista para às 11h. No local, a banda do Arraial do Pavulagem apresentará um repertório cheio de sucessos junto com participações especiais.

Serviço

Arrastão do Pavulagem

Concentração - a partir de 8h, na Praça da República
Roda cantada - 9h
Saída do cortejo - 10h
Chegada do cortejo - 11h, na Praça dos Estivadores
Término da programação - 14h

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM