CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lei do 'Limpa Poste' já está em vigor em Belém; entenda como funciona

A Prefeitura sancionou, no dia 2 deste mês, projeto aprovado pela Câmara Municipal, que altera o Código de Posturas do Município

Dilson Pimentel

Já está em vigor, em Belém, a lei conhecida como “Limpa Poste”, que obriga operadoras e concessionária de energia a limparem os postes. A prefeitura sancionou, no dia 2 deste mês, o projeto aprovado pela Câmara Municipal, que altera o Código de Posturas do Município.

LEIA MAIS:

image Mais de três mil metros cabos de cobre de semáforos foram furtados, em Belém, em 2023
Ainda segundo a Semob, os bairros mais afetados foram Batista Campos, Campina, Reduto e Nazaré

image Furto de cabos de energia prejudica moradores na avenida Conselheiro Furtado
Por conta dessa prática criminosa, moradores de um prédio de apartamentos ficaram sem energia por quase 24h

Procurada para detalhar mais sobre a Lei, a fiscalização e as penalidades de quem descumprir a determinação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informa que está em etapa de alinhamento de ações, conforme nota enviada à reportagem: 

"A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informa que a lei foi criada em janeiro de 2024 e o Núcleo Setorial do Código de Posturas após a criação de uma estrutura adequada irá convocar as empresas de telefonia para alinhar as ações. O órgão esclarece também que conforme o  Art. 23-C em caso de queda de equipamento ou fiação, o responsável pela retirada dos cabos são as próprias operadoras de telefonia e concessionárias de energia".

A lei 10.000/2024, batizada de “Limpa Poste”, de autoria do vereador Fernando carneiro (PSOL), obriga o responsável pela prestação de serviço que opere com equipamento ou fiação aérea de telecomunicação e energia a remover os cabos excedentes, inutilizados ou sem uso.

Esses fios espalhados nos postes que não funcionam mais causam acidentes, prejudicam a poda das árvores e, também, representam uma poluição visual. Em várias áreas de Belém é possível verificar esses fios espalhados, como ocorre, por exemplo, na travessa Timbó, no bairro do Marco, onde mora o eletricista José Augusto Conceição de Oliveira, 50 anos.

Ele contou que, há poucos dias, caiu a fiação de uma operadora de telefonia e que os moradores tiveram que recolher esse material, já que as crianças também brincam no local. "A Equatorial fez a parte dela, mas a operadora de internet não retirou os fios, que continuam aqui”, contou.

Ele também disse que fica a preocupação dos moradores em saber se a fiação é de energia elétrica ou telefonia. “Tem essa dúvida porque fica tudo misturado”, contou. José Augusto afirmou que a nova lei é muito importante para os moradores. “E, também, para que as crianças possam brincar à vontade, sem que a gente fique com medo desses fios caírem em cima das crianças”, contou.

image O comerciante Evany Cavalcante, 57 anos, mora na avenida Duque de Caxias: “Isso atrapalha, e muito" (Ivan Duarte/O Liberal)

O comerciante Evany Cavalcante, 57 anos, mora na avenida Duque de Caxias, também no Marco e próximo de onde também há fios espalhados no poste. “Isso atrapalha e muito. Vagabundos, à noite, roubam a fiação. E, quando puxam a fiação, desligam também a luz e o telefone. Prejudica a gente. A empresa tem que tirar isso aqui”, disse. “Além de deixar a cidade bastante feia”, contou. Evany também afirmou que muita gente não sabe diferenciar o que é fiação de energia ou de telefonia. “A pessoa tem medo de pegar em um fio desse. E, se tiver energizado, como fica”?, questionou.

O que diz a Equatorial

A Equatorial Pará informa que, em relação à fiação de energia, regularmente, realiza o trabalho de retirada dos cabos excedentes. A empresa reforça que as ações de instalação, manutenção e retirada dos cabos de empresas de telecomunicação (internet, TV à cabo, fibra óptica, telefonia fixa e sonorização), que compartilham o uso dos postes, são de responsabilidade dessas empresas. Nestes casos, a distribuidora de energia, quando identifica alguma irregularidade técnica, realiza a notificação das empresas responsáveis para executarem a regularização.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM