IFPA oferta mais de 6 mil vagas em cursos técnicos e superiores em processo seletivo para 2023

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet das 14h do dia 12 de dezembro de 2022 até às 23h59 de 3 de janeiro de 2023

O Liberal
fonte

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou, nesta terça-feira (6), os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2023. Na seletiva deste ano, são ofertadas 2.850 vagas para cursos técnicos integrados, 1.970 vagas para cursos técnicos subsequente e 2.015 para cursos superiores de graduação. O período de inscrições inicia às 14h do dia 12 de dezembro de 2022 e segue até às 23h59 de 3 de janeiro de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA.

Só será admitida uma inscrição por CPF e, caso o candidato realize mais de uma inscrição, somente a última será considerada como válida. Após a finalização da inscrição, o candidato não poderá alterar suas informações. As vagas são para os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

VEJA MAIS

image UFPA abre inscrições para mobilidade acadêmica com mais de mil vagas; saiba como participar
O período de inscrições será das 14h do dia 7 de dezembro de 2022 até às 23h59 do dia 23 de dezembro de 2022

image MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários
Os novos alunos serão selecionados para os programas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Cursos Técnicos Integrados 

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Graduação

Já para a graduação, a seleção consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional, que pode ser de 2020, 2021 ou 2022. 

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.

image Vale seleciona futuros jovens aprendizes em 7 municípios do Pará
Etapas do processo de seleção serão realizadas de forma on-line

image Fibra oferta 1.375 vagas em Processo Seletivo Presencial de 2023; saiba como se inscrever
As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro, das 15h às 18h

Serviço

Processo Seletivo Unificado (PSU) - IFPA

Vagas: 2.850 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.970 vagas para Cursos Técnicos Subsequente e 2.015 para Cursos Superiores de Graduação
Inscrições: das 14h do dia 12 de dezembro de 2022 e até às 23h59 de 3 de janeiro de 2023
Site para inscrição: portal do IFPA

Editais:

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM