CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feriado de Adesão do Pará tem pouca movimentação em Belém; comerciantes são afetados

A folga foi uma oportunidade para a população "quebrar a rotina" e aproveitar, mas a presença de visitantes foi tímida e inesperada por vendedores

Camila Azevedo
fonte

O feriado de Adesão do Pará, comemorado nesta segunda-feira (15), foi a oportunidade perfeita para famílias aproveitarem a quebra da rotina e buscarem lugares para curtir a folga, que apesar de bem vinda, não levou muitas pessoas às ruas da capital. A praça Batista Campos, no centro de Belém, recebeu poucos visitantes interessados em estender o final de semana e descansar, pela parte da manhã, o que levou o movimento de vendas não ser tão bom quanto era esperado pelos comerciantes da área. 

Alguns pontos turísticos da cidade estavam com programações abertas e gratuitas à população. Quem não tem muito tempo durante a semana, devido ao trabalho e obrigações diárias, optou por levar os filhos para passear e conhecer lugares novos. É o caso Thales Menezes, 32 anos, que trabalha como motorista de aplicativo e tem um filho. O trajeto começou em visita ao Complexo Feliz Lusitânia, localizado no bairro da Cidade Velha, e foi concluído em busca de tomar água de côco com a esposa e o filho na Batista Campos. “Geralmente, não temos muito tempo, e hoje temos para passear. Vamos almoçar e talvez mais tarde vamos voltar para o Feliz Lusitânia, porque hoje está aberto para visitação”, conta.

VEJA MAIS

image Adesão do Pará: evento marca o início da construção de uma identidade regional
Embora a comemoração oficial seja no dia 15, a adesão ocorreu, de fato, no dia 16 de agosto de 1823, como registrado em ata assinada por autoridades da época. Documento foi encontrado

image Adesão do Pará: confira o que abre e o que fecha em Belém durante o feriado
Órgãos públicos terão o atendimento suspenso, mas serviços considerados essenciais funcionarão em serviço de escala

image Vai viajar no feriadão da Adesão do Pará? Veja o preço das passagens para municípios do Pará
Segundo Dieese, as passagens em ônibus urbano para Mosqueiro tiveram reajustes de 10,34%

A praça também foi a escolha da família da Carolina Mendes, professora de 30 anos. Ela, o marido, a sogra e as duas filhas aproveitaram a folga prolongada para sair do estresse que a rotina causa e lavar as crianças para se divertir entre os brinquedos. “Aproveitamos para curtir, tirar um pouco da rotina. As meninas [as filhas] estavam doentes essa semana, então aproveitamos para dar uma saída de dentro de casa. Estamos fazendo bolinha de sabão, já fomos no pula pula, estamos curtindo bastante”, diz. 

Comerciantes sentem diferença nas vendas durante o feriado

Porém, o feriado não foi todo proveitoso para quem decidiu trabalhar e não parou com as obrigações normais do dia a dia. Cristiane Freire mantém um quiosque de venda de água de côco há 13 anos na Batista Campos e afirmou que esperava uma movimentação bem melhor do que a que estava vendo. “Vim trabalhar hoje no feriado, está fraco o movimento, mas, mesmo assim, eu abri meu estabelecimento. Achei que fosse estar bem melhor. Abri às 8h da manhã, vamos esperar daqui para mais tarde”, desabafa a comerciante.

O normal é que a venda durante os feriados seja bastante avantajada. Cristiane ficou com a expectativa de melhora no fluxo de clientes ao longo do dia, já que pela manhã os produtos não saíram como o esperado. “Hoje vendi pouco, pelo feriado eu geralmente costumo saber o quanto vendo, hoje, como está fraco, vendi em torno de 30 côcos, o normal no feriado é 100 côcos só pela manhã”, finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM