Adesão do Pará: confira o que abre e o que fecha em Belém durante o feriado
Órgãos públicos terão o atendimento suspenso, mas serviços considerados essenciais funcionarão em serviço de escala

Por conta do feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil, comemorado na próxima segunda-feira (15), alguns lugares terão o horário de funcionamento modificado ou suspenso. Órgãos do Estado que não oferecem serviços essenciais, por exemplo, vão suspender o atendimento ao público.
VEJA MAIS
Confira
Pontos turísticos
A Organização Social Pará 2000 manterá abertos ao público os espaços culturais e turísticos neste feriado. A Estação das Docas, no bairro da Campina; Mangal das Garças, no bairro da Cidade Velha; e o Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", no bairro do Curió-Utinga, vão funcionar em seus horários normais.
Confira os horários de acordo com cada local:
- Estação das Docas: às segundas e terças funciona das 10h à meia-noite;
- Parque Zoobotânico Mangal das Garças: estará aberto excepcionalmente durante este feriado, apesar de fechar às segundas para manutenção. O Parque funciona de terça a domingo, das 8h às 18h;
- Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna": funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h.
Supermercados
Os supermercados abrirão normalmente durante o feriado, com horários definidos por cada empresa. Não há restrições para o funcionamento, segundo informações confirmadas pela Associação Paraense Supermercados (Aspas).
Lotéricas
As lotéricas terão expediente definido pela gestão de cada estabelecimento, conforme informado pela Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado do Pará (Sinelepa). Ao longo do feriado, algumas lotéricas não abriram, enquanto outras funcionarão até o meio-dia ou, até mesmo, terão funcionamento normal.
Comércio
No caso do comércio, o funcionamento de lojas da categoria varejista e lojista ficam a cargo de cada local. Já lojas em vias públicas funcionarão das 8h às 18h.
Shopping centers
Os shopping centers da Região Metropolitana começarão a funcionar, em sua maioria, a partir das 11h.
- Pátio Belém
Lojas: 11h às 21h
Praça de alimentação: 11h às 22h
Smart Fit: 9h às 15h
Padaria Pão com Arte: 8h às 21h
Cinema: conforme programação
- Boulevard Shopping
Lojas e quiosques: 11h às 21h
Praça de alimentação: 11h às 22h
Restaurantes: 11h às 00h
Cinema: de acordo com a programação
- Castanheira Shopping
Supermercado Líder: 7h às 22h
Lojas: 11h às 21h
Alimentação e Parque Infantil: 11h às 22h
Cinema: conforme a programação
Academia: de acordo com a programação
- Parque Shopping
Lojas: 11h às 21h
Praça de alimentação e lazer: 11h às 21h
Restaurantes: 11h às 23h
Cinema: de acordo com a programação
- Shopping Metrópole Ananindeua
Lojas e quiosques: 12h às 22h
Alimentação: 12h às 22h
Restaurantes: 12h às 00h
Academia: 9h às 15h
Laboratório: fechado
Cinema: conforme a programação
- Shopping Bosque Grão-Pará
Lojas: 11h às 21h
Praça de Alimentação: 11h às 22h (restaurantes funcionam conforme a programação)
Entretenimento e Lazer: 12h às 22h
Cinema e Teatro, Crossfit e Academia: conforme programação
Órgãos estaduais
O governo do Estado divulgou nas redes sociais que, em função do feriado, nenhum local oferecerá atendimento ao público. Os órgãos e entidades de serviços essenciais que atuam nas áreas de arrecadação, saúde, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística, estabelecerão escalas de serviço a fim de não prejudicar a população.
Prefeitura mantém serviços essenciais
Órgãos de saúde que funcionam no feriado: as Unidades que possuam Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Central de Leitos, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Ambulância 192 (Samu), Hospitais do Pronto Socorro Municipal, Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira e Unidades que possuam Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb).
Também funcionarão uma série de outros departamentos considerados essenciais pela Prefeitura, como a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Setores Operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), entre outros.
(Com a colaboração de Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Matéria em atualização. Acompanhe.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA