Estudante de Belém vence etapa estadual do Jovem Senador e vai para Brasília (DF)

Rebeca Marinho, de 17 anos, cursa a 3ª série no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), em Belém. Ela vai viajar para o Distrito Federal em agosto

Agência Pará
fonte

A estudante Rebeca Marinho, de 17 anos, que cursa a 3ª série no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), em Belém, foi a vencedora da etapa estadual do concurso de redação do Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Com o resultado, a jovem representará o Pará durante a vivência legislativa proporcionada pelo programa, que será realizada entre os dias 18 e 22 de agosto, em Brasília (DF).

O Concurso de Redação do Jovem Senador objetiva incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Neste ano, o concurso trouxe o tema “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. 

Rebeca comemora o feito: "Participar deste processo foi uma mistura de emoção, orgulho e responsabilidade. Representar meu povo e levar a força e a cultura do Norte para um espaço de decisão nacional foi uma honra imensa".

VEJA MAIS

image Estudante paraense da rede estadual de Santarém é empossado Jovem Senador, em Brasília
Renan Nogueira participará da ‘Semana de Vivência Legislativa’ até a próxima sexta-feira, no Distrito Federal

image Aluno de escola pública do Pará vence concurso de redação do programa 'Jovem Senador'
Os estudantes da instituição de ensino de Santarém vêm sendo referência no concurso Jovem Senador, já que essa é a terceira vez consecutiva que um aluno do município vence o concurso

"Fiquei feliz por conquistar o primeiro lugar, mas não deixei de pensar em todos que estiveram comigo nessa caminhada. No dia da seleção escolar, estava doente e cheguei a duvidar da minha capacidade de produzir uma boa redação, e saber que meu texto foi escolhido, mesmo diante desse desafio, tornou tudo ainda mais especial. Foi uma verdadeira rede de apoio: professores, direção, amigos e, principalmente, minha mãe, que, com sua fé, conselhos e presença constante, me deu força nos momentos mais difíceis. Seu apoio emocional fez toda a diferença nessa jornada”, disse a estudante.

O coordenador de Ensino Médio da Seduc, Higor Okada, aproveitou a oportunidade para parabenizar e agradecer pelo empenho dos envolvidos.

“Agradecemos a participação e o envolvimento de toda a escola. Essas ações fazem parte do currículo do Ensino Médio, integradas às propostas pedagógicas, e não são atividades extras. Reconhecemos o trabalho dos professores na orientação dos estudantes e o empenho dos alunos. Destacamos também a importância da integração entre as áreas do conhecimento, especialmente a área de Humanas, que amplia o repertório e contribui com discussões relevantes. Essas experiências refletem diretamente o que será cobrado no Enem, no Saeb e em outras avaliações externas”, disse o coordenador.

Programa Jovem Senador 

Criado pelo Senado Federal em 2005, o programa convida estudantes de escolas públicas e privadas de cada estado para desenvolver projetos de interesse social e, posteriormente, concorrer a uma vaga de representante estadual no Senado. Durante a etapa final, os jovens também têm a chance de simular atividades legislativas, como debates, comissões e votação de propostas.

O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os estudantes do Ensino Médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente entre os jovens cidadãos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM