CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entregadores de aplicativo fazem manifestação em shopping do bairro Val-de-Cans

Segundo os trabalhadores, o intuito do protesto é conseguir uma área para estacionar enquanto retiram pedidos do shopping

O Liberal
fonte

Entregadores de aplicativo estão descontentes com a situação atual do Shopping Bosque Grão-Pará, localizado no bairro Val-de-Cans. Isso porque, segundo os trabalhadores, o local não possui uma área destinada para entrada e saída deles, fazendo com que o veículo utilizado no serviço seja guinchado. Uma manifestação feita pelos entregadores começou ainda na manhã deste sábado (11) para tratar justamente sobre este assunto. A previsão dos organizadores do protesto é de que, ao menos, 100 pessoas participem do ato.

A falta de ajuda do Grão-Pará faz com que o único espaço que os entregadores tenham para estacionar seu veículo de trabalho seja na calçada do shopping.

VEJA MAIS

image MST protesta por reforma agrária na sede do Iterpa, em Belém
Manifestantes buscam pressionar o governo por ações em prol de reforma agrária

image Câmara Municial de Marabá abre o ano legislativo com protesto de educadores
A categoria está em Estado de Greve e se reúne novamente no próximo dia 14 de março para decidir sobre a deflagração de uma paralisação das atividades

Por ser considerada uma infração de trânsito, já que é proibido estacionar veículos na região destinada à circulação de pedestres, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) acaba recolhendo os automóveis enquanto os entregadores retiram o pedido dos clientes em lojas do shopping. 

“Todos os shoppings da Grande Belém têm um espaço destinado para nós (entregadores). Alguns deles fizeram entrada especial ou até mesmo rampa. A única coisa que queremos é uma área destinada aos entregadores de aplicativo. Alguns trabalhadores tiveram a moto guinchada nesta semana. Já conversamos diretamente com a administração do Grão-Pará, mas nunca tivemos resposta”, alega Jhonata Santos, 30 anos, que é entregador de aplicativo há cinco anos. 

Segundo ele, o objetivo da manifestação deste sábado “não é fechar a rua ou prejudicar a entrada ou saída dos consumidores” e sim, apenas, “garantir o direito” dos entregadores.

Vídeos encaminhados à Redação Integrada de O Liberal mostram o momento em que os entregadores realizam um buzinaço como forma de protesto. 

Veja o que diz o shopping:

O Shopping Bosque Grão-Pará esclarece que já possui áreas destinadas aos entregadores de aplicativo credenciados. O ato realizado nas proximidades do empreendimento, na manhã deste sábado (11), foi um caso isolado, envolvendo entregadores não-credenciados para acessar a área do estacionamento. Com o intuito de solucionar o problema, o shopping disponibilizou um espaço a esses trabalhadores, para que possam fazer a retirada dos pedidos nas lojas com segurança e conforto. O Shopping Bosque Grão-Pará está estudando uma solução definitiva e longínqua para a categoria.

O que diz a Semob:

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que os agentes fiscalizam e aplicam as penalidades em conformidade com Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No caso em questão, a autarquia explica que é obrigação do responsável do empreendimento reservar vagas para os clientes e prestadores de serviço., conforme a Lei do Pólo Gerador de Tráfego (PGT).

A Semob informa que estacionar em calçadas é uma infração prevista no artigo 181, do CTB, inciso VIII, estacionar em passeio (calçada) mediante flagrante, é uma infração grave, penalidade multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, a remoção do veículo. 

A autarquia comunica que o processo de liberação de veículos retidos em Belém está sendo realizado apenas de forma presencial no Pátio de Retenção da Semob: na passagem 3 de Outubro, n° 371, no bairro da Sacramenta, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e facultados), de 8h às 17h.

Para solicitar a liberação do veículo, é necessário apresentar original e cópia dos documentos pessoais do proprietário ou do representante legal (com procuração particular); original e cópia dos documentos do veículo; além de ser necessário o pagamento das taxas de remoção e estada (diária), pagamento de multas, se houver, e a regularização de licenciamento do veículo.

Denúncias e reclamações sobre trânsito podem ser feitas nas redes sociais (twitter, instagram e facebook) ou formalizadas à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob.belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e-mail ouvidoria.semob@cinbesa.com.br. É preciso identificar nome completo, e-mail, telefone, endereço e a descrição da situação para providências.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM