Dom Teodoro faz missa de despedida em Belém antes de assumir diocese em Cabo Verde

Celebração foi realizada na sede do Regional 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nesta quarta-feira (25), no Marco

Gabriel Pires
fonte

Uma missa marcou, na manhã desta quarta-feira (25), a despedida de dom Teodoro Mendes Tavares, agora ex-bispo de Ponta de Pedras, no Marajó. A celebração foi realizada na sede do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no bairro do Marco, em Belém. O religioso foi nomeado pelo papa Leão XIV, ainda em fevereiro deste ano, como novo bispo de Santiago de Cabo Verde, na África.

VEJA MAIS 

image Dom Teodoro Mendes Tavares é homenageado em missa, em Belém, antes de missão na África
Ele é ex-bispo de Ponta de Pedras e nomeado, pelo Papa Leão XIV, bispo de Santiago de Cabo Verde

image Papa Leão XIV aceita renúncia de dom Carlos Verzeletti e nomeia novo dispo para Diocese de Castanhal
A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) pela Nunciatura Apostólica no Brasil

A celebração reuniu colaboradores da sede do Regional, além de padres, religiosas e amigos, em um momento marcado por manifestações de fé e gratidão pelo trabalho pastoral desenvolvido por dom Teodoro na Amazônia. Durante a missa, os fiéis também fizeram orações pedindo proteção, saúde e bênçãos para a nova missão do religioso fora do Brasil. Ao longo de mais de 30 anos atuando no Pará, o ex-bispo de Ponta de Pedras destacou a trajetória missionária dele no estado como uma missão compartilhada e acolhedora.

Gratidão a Deus

Dom Teodoro afirmou que vive o momento com muitas emoções, mas com um profundo sentimento de gratidão a Deus, especialmente pela vocação e pelo chamado. Ao relembrar a trajetória, destacou os mais de 31 anos de missão na Amazônia, com atuação no Pará, onde completa quase 15 anos de episcopado, e agradeceu pela caminhada. Ele também ressaltou a importância das pessoas que encontrou ao longo desse percurso, afirmando que foram fundamentais para a realização da missão.

“O que levo no coração é a missão compartilhada. Ninguém realiza e evangeliza sozinho. Então, eu agradeço por esse tempo de missão, por ter evangelizado e também por me terem evangelizado. E agradeço pela amizade, por todo o bem que as pessoas me fizeram. E, se pude dar alguma colaboração nesse sentido, foi graças a Deus e à preciosa amizade, que é um valor universal. O mundo precisa de fraternidade. Aliás, nós estamos no tempo da Campanha da Fraternidade”, diz Dom Teodoro.

Ele ainda acrescenta: “Foi aqui que eu comecei o meu ministério episcopal durante 4 anos. Depois, eu fui nomeado para a Diocese de Ponta de Pedras, em 2015, e até hoje, portanto, expresso minha profunda gratidão aos meus irmãos do episcopado, a todos os bispos aqui do regional e, por que não dizer, também à própria CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. E aos sacerdotes, aos diáconos, seminaristas, à vida consagrada, a todo o povo de Deus. Minha sincera gratidão ao povo marajoara, com muito carinho, gratidão sem fim”, declara o religioso.

Fé do povo paraense

Dom Teodoro pontua que foi profundamente marcado pela fé do povo paraense, destacando, em especial, a devoção expressa no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que classificou como uma experiência inesquecível. Ele disse ainda se sentir edificado pela fé das pessoas e ressaltou a graça de poder partilhar a vida missionária. “Eu vou com o coração apertado, porque, naturalmente, aqueles que nós amamos queremos que estejam perto de nós. E a partida sempre custa, mas a vida também é feita de chegadas e de partidas. E acolho a missão por acreditar ser esta a vontade de Deus e vou também com a mesma disposição para continuar a servir”, observa.

“Mas não esquecerei aqueles que Deus colocou no meu caminho e que, durante tantos anos, marcaram a minha vida. Por isso, levo-os no coração e peço que também rezem por mim. Vamos rezar uns pelos outros. A nossa amizade, a comunhão que nos une, a graça da missão em comum que nós partilhamos, isso nem o tempo nem a distância apagam”, acrescenta o bispo.

Sobre assumir o bispado em Cabo Verde, Dom Teodoro diz que não esperava neste momento, mas recebeu a missão com serenidade. “Ao mesmo tempo, acolhi a missão como um ato de fé, por acreditar que se trata da vontade de Deus, por meio da Igreja que me chama a assumir essa nova missão. Vou com o coração aberto para continuar a servir. A minha expectativa é poder dar continuidade à missão evangelizadora que já está acontecendo lá e também somar forças”, diz.

Quem é Dom Teodoro?

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu em 7 de janeiro de 1964, em Cabo Verde. Após professar os votos na Congregação dos Padres Espiritanos, estudou Filosofia no Instituto Superior de Teologia de Braga e Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Posteriormente, obteve a Licenciatura em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Ele foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1993.

Foi nomeado bispo titular de Verbe e auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, Brasil, em 16 de fevereiro de 2011, recebendo a consagração episcopal em 8 de maio. Posteriormente, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Ponta de Pedras, Brasil, em 10 de junho de 2015, e sucedido por um coadjutor em 23 de setembro de 2015.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM