Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia dos Avós: Igreja Católica promove bênção de idosos e avós em Belém

Celebração tradicional na igreja de Sant'Ana marca o fim da festividade da mãe de Maria, mãe de Jesus

Camila Azevedo

A comunidade católica da capital paraense se reuniu na Paróquia de Sant’Ana, no bairro da Campina, em Belém, para celebrar o Dia dos Avós, no início da tarde desta terça-feira (26). A missa em homenagem à data foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, e marcou também o fim da festividade de Sant'Ana, mãe da Virgem Maria. A igreja segue durante todo este dia com eventos especiais que comemoram os santos.
 
A programação contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora, que visita a igreja todo ano durante o período de festas, e uma benção especial para os avós e idosos que estavam presentes no momento. Além disso, Dom Alberto recordou a importância de valorizar a história de vida daqueles que são tidos como segundos pais. “Deixe-me dizer para todas as pessoas que, assim como eu, já percorreram tantos anos: há um dever precioso que se chama memória, o que nós vamos passar para as gerações futuras. Tenham a memória cheia de gratidão e valores. Não quero ouvir ‘no meu tempo que era bom’, seu tempo é hoje, meu irmão, minha irmã. O tempo da graça é hoje”, disse o padre.

VEJA MAIS

Dia dos Avós: data homenageia aqueles que são 'pais duas vezes'
Família Azevedo reforça a importância da relação entre netos e avós

Oração de São Joaquim e Santa Ana para pedir saúde aos avós
Estes santos são pais de Maria, avós de Jesus. Considerados os padroeiros dos avós, eles são celebrados neste dia 26 de julho

Festividade católica homenageia padroeiros dos avós
Programação contará com missas, novenas e carreata no bairro da Campina

Avós se reinventam para demonstrar amor pelos netos na pandemia
Vacinação contra covid-19 faz o Dia dos Avós em 2021 ser mais próximo do que no ano passado

O arcebispo pediu, ainda, que todos os idosos reunidos tenham máximo gosto pela vida, deixando de lado todos os sentimentos que fazem mal. “Precisamos vencer a amargura, a tristeza e a lamentação. Aceitem essa missão, mas saibam como fazer. Não sejam pessoas amargas, gostem de viver”, aconselhou. 
 
A funcionária pública de 41 anos, Luzcilene Auzier, comemorou pela primeira vez a data neste ano, após o nascimento da neta. Mãe de dois filhos e ao lado de toda a família, ela afirma que a sensação é única e que rezou durante a missa pedindo proteção para continuar vivendo a fase. “Esse é meu primeiro dia dos avós, é muita emoção. Ser avó realmente é o que todo mundo fala, é ser mãe duas vezes, é um amor inexplicável. Vim agradecer, sempre. Gratidão eterna, pedi saúde para que eu possa estar ao lado dos meus filhos e minha neta”, conta.
 
A Joana D’Arc Costa, de 70 anos, é avó de seis netos e uma bisneta. Ela estava acompanhada de parte deles, inclusive da filha, Luzcilene, e diz que está repleta de gratidão. As preces na igreja foram voltadas para que todos tenham muita disposição. “Meus netos são maravilhosos, graças a Deus. Desejo tudo de bom pra eles, muita saúde, principalmente, e que a gente consiga levar nossa vida com paz, o que é muito importante na família”, destaca.

A leitura de uma carta do Papa Francisco, autoridade máxima da Igreja Católica, foi feita no fim da missa, ressaltando a importância de recordar de forma especial os avós de todo o mundo, vivos ou não.

História

A celebração é em homenagem a Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus na crença católica. Antigamente, os dias de festa eram separados, mas viu-se a necessidade de aproximar cada vez mais da população a tradição de comemorar o Dia dos Avós e foi definido no Concílio Vaticano II, em 1969, que a união das datas seria benéfica. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM