Dia dos Avós: data homenageia aqueles que são 'pais duas vezes'

Família Azevedo reforça a importância da relação entre netos e avós

Laís Santana
fonte

Um dia cercado de lembranças e muitos sentimentos. Esse é o Dia dos Avós, data celebrada nesta terça-feira (26), com objetivo de homenagear a figura de pessoas que são alicerce de muitas famílias brasileiras e enfatizar a importância do cuidado e respeito aqueles que se dedicam diariamente a filhos e netos. Os avós são sinônimo de amor, cuidado e carinho, capazes de marcar a vida dos netos com momentos de felicidade, superação e afeto, além de serem considerados pilares no apoio à educação e formação tamanha a sabedoria que carregam. 

Na família Azevedo, os avós Fátima e Waldir, de 62 e 69 anos, respectivamente, são as referências quando se trata de acolhimento e carinho com os sete netos. A estudante Yasmim de Azevedo, de 20 anos, é uma das netas do casal. Ela mora com os avós desde o nascimento e, mesmo após a idade adulta, segue fazendo questão de conviver e cuidar deles, os quais considera ter papel fundamental na sua criação. O primo Isaque Azevedo, de 14 anos, também é um dos netos e compartilha do mesmo privilégio de morar com os avós. 

A jovem avalia que a convivência com os avós deu origem a um vínculo muito forte e, por isso, a relação com eles é muito próxima e transparente. "A gente tem o costume de sentar ali na cozinha e ficar conversando sobre como foi o dia, o que fizemos, falo de coisas que aconteceram comigo e é uma troca muito importante. Nesses anos todos a gente já viveu muitos momentos e eles sempre me deram muito apoio, cuidaram de mim, me motivaram. Eu lembro da época da escola que eles me ajudavam com as tarefas, até hoje, já na faculdade, eles participam da minha formação, me incentivam a não desistir dos meus sonhos. Sem dúvida são pessoas muito importantes e que eu amo demais", afirma.  

"Eles são como pais, são um pilar de confiança, de amor, de carinho, de motivação, e essa troca é muito importante, quero sempre retribuir todo amor que eles dão pra gente. Sempre tivemos cuidado com eles também, assim como eles têm com a gente. Eu e Isaque somos muito gratos por ter eles", declara Yasmin. 

Para a estudante, as pessoas precisam compreender que não existe um único dia para se ter respeito e demonstrar amor pelos avós. "O Dia dos Avós é todo dia! A data em si é importante, mais importante ainda se as pessoas não fizeram isso só em um dia específico e sim todos os dias. É fundamental ter respeito, cuidado, saber ouvir o outro, ter empatia, saber pedir desculpa e praticar isso todos os dias", pontua. 

A casa de Fátima e Waldir respira a relação de avós e netos, e está sempre aberta a todos, desde o neto mais novo de 4 anos, quanto o mais velho de 24 anos, que costumam visitar os avós constantemente. Eles, por sua vez, se orgulham da relação afetuosa que construíram com cada um. 

"Nosso convívio com eles é muito bom, sempre que eles chegam aqui falam que estavam morrendo de saudade. As pessoas perguntam 'são teus netos?' e eu digo que sim, aquilo me enche de orgulho. Eles são os meus bebês, são os meus amores e eu faço de tudo por eles", revela Fátima Azevedo. 

O casal garante não se imaginar sem a presença de todos os netos. "É um privilégio que muitos avós não têm e a gente está tendo. E a gente cria eles com o maior amor e temos a sorte de receber de volta. Vemos outras famílias não tendo respeito pelo avô, pela avó, e aqui eu falo com convicção que eles me respeitam, respeitam a avó deles, ouvem o que a gente fala. Então ser avô é uma dádiva", garante Waldir Azevedo.    

Bênção dos idosos e dos avós

O Dia dos Avós foi criado pela Igreja Católica, no século XX. O objetivo era homenagear Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. A data foi escolhida pelo papa Paulo VI e é celebrada todos os anos, para homenagear todos os avôs e avós ao redor do mundo.

Em Belém, a data será comemorada na Paróquia Sant’Ana da Campina (Praça Maranhão, 125, Bairro da Campina), a partir das 10h, com terço, acolhida da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, seguida de novena.

Já às 12h, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidirá a Missa Solene com benção dos idosos e dos avós. A programação retorna a partir das 16h, com novena e, às 17h, o Cônego Antônio Beltrão, Chanceler da Arquidiocese de Belém, presidirá a Missa Solene novamente com benção dos idosos e dos avós.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM