CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Descida do Glória emociona fiéis de Nossa Senhora de Nazaré em Belém

Evento é realizado na Basílica de Nazaré e é marcado pela descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Altar-Mor

Eduardo Rocha
fonte

A Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória para um nicho na frente do Altar-Mor da Basílica Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, no começo da noite de segunda-feira (23), serviu para referendar a conversão dos cristãos desde o começo da história da Igreja até os dias atuais, na caminhada ao Círio 2022. Essa ênfase foi dada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, que presidiu a missa e esse momento relacionado ao ícone da fé dos paraenses.

Às 19 horas, começou a Descida do Glória, momento em que a Imagem Original da Rainha da Amazônia, encontrada pelo caboclo Plácido em 1.700, foi retirada da parte superior do Altar-Mor para ser colocada bem próximo dos fiéis. Cada movimentação de guardas de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) foi acompanhada atentamente pelos fiéis que lotaram a Igreja após dois anos do pico da pandemia da covid-19 e se emocionaram muito. Assista ao momento exato da descida do Glória:

A oportunidade de estar bem perto da imagem original da Santa Padroeira da Amazônia emocionou as pessoas na igreja. A Basílica Cantuária está repleta de fiéis.

Veja imagens da descida do Glória:

Descida do Glória

“É uma maravilha, pela felicidade de Nossa Senhora descer hoje e pela felicidade da minha filha (Nathália Gonçalves), porque é aniversário dela e a primeira gravidez; nós vimos agradecer a Nossa Senhora”, declarou a devota Darlene Gonçalves, autônoma e moradora do bairro.

Darlene acompanhou a filha, como ela mesma ia com a mãe conferir a Descida do Glória. 

Esse momento de reencontro dos fiéis com a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré marca o transcurso do Mês Mariano, dedicado a Maria e expresso no evento Quermesse Mariana, organizado pela Diretoria da Festa e marcado pela comemoração do 16º aniversário da elevação da Basílica em Santuário. Além do aniversário do santuário no dia 31, antes, neste domingo (29), um outro evento abrilhantará o Mês Mariano: a apresentação do cartaz oficial do Círio 2022.

Conversão

Na Homilia, dom Alberto Taveira Corrêa chamou a atenção para o fato de que na leitura dos Atos dos Apóstolos (na Bíblia) verifica-se os valores morais apregoados por Jesus Cristo e pelos seguidores dele em contraste com as maldades no mundo. O arcebispo lembrou a conversão de pessoas feita por parte dos apóstolos após eles mesmos aceitarem a Palavra de Deus. A incompreensão e as perseguições que os primeiros cristãos sofreram mantendo-se firmes diante dos desafios e disseminando o Evangelho funcionam como referência para os cristãos dos dias atuais. 

Como arcebispo observou, a Imagem Original como símbolo da fé mariana dos paraenses demonstra muito mais que uma simples peça material, mas “a presença de Maria” “Nas dificuldades, a presença dela vem à tona”, ressaltou. “Que a Descida do Glória seja a visita de Maria ao seu coração, sua família, sua esperança, suas eventuais dificuldades, suas lutas, sua vontade de acertar; ajude a nossa sociedade a criar juízo diante de coisas contrárias aos valores cristãos e à dignidade das pessoas. Somos chamados a contar com a intercessão de Nossa Senhora para sermos diferentes, sermos melhores na prática do Evangelho”, enfatizou dom Alberto.

VEJA MAIS

image Dom Alberto Taveira fala sobre quebra de protocolo da Descida do Glória: 'inspiração emocionante'
"Queremos que Nossa Senhora esteja perto do povo", disse o Arcebispo

image 'Não se pode afastar Nossa Senhora do povo. Maria é mulher do povo', diz dom Antônio
Imagem original, que tradicionalmente fica apenas no altar da Basílica Santuário, foi levada até as escadarias da igreja, provocando tumulto e aglomeração

Alegria

O arcebispo comemorou o retorno do grande público ao Descida do Glória. “Para nós, é uma alegria muito grande podermos retomar essas celebrações presenciais ; depois de dois anos de tantas dificuldades nós temos a alegria de vermos o povo todo junto aqui. Nós não deixamos de fazer o nosso Círio nos últimos dois anos, mas tivemos que realizá-lo com muitas restrições; mas agora podemos fazer as celebrações com toda a plenitude, com a presença do povo”, observou. Dom Alberto relatou perceber, ao verificar a proximidade do fiéis da Imagem Original de Nazaré, a sensibilidade do  povo com os sinais da piedade mariana e o crescimento da devoção. O arcebispo disse que a Descida do Glória marca o começo da caminhada à festa maior dos paraenses, “é o anúncio de que o Círio está chegando”. 

Neste domingo (29), além da apresentação do Cartaz do Círio 2022, ocorrerá a Subida ao Glória e a Coroação de Nossa Senhora, como ressaltou o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Salame.  Ele destacou que a DFN atua, após o pico da pandemia, por uma cidade mais unida na fé em rumo ao Círio.  A Quermesse Mariana, iniciada no dia 20, como disse, faz parte de um processo de aumentar a presença das famílias na Praça Santuário. Participaram da missa de ontem o pároco de Nazaré, Francisco Cavalcante, e o reitor da Basílica Santuário, padre Francisco Assis Maria de Oliveira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM