Copa do Mundo 2022: veja o que abre e o que fecha em Belém durante o jogo do Brasil nesta quinta

Pontos como shopping centers, bancos, comércio, dentre outros terão horários modificados

Gabriel Pires
fonte

A Seleção Brasileira disputará a primeira partida na Copa do Mundo 2022 contra a Sérvia nesta quinta-feira (24). Por conta do jogo, que iniciará às 16h, alguns serviços, estabelecimentos e órgãos públicos sofrerão alteração no horário de funcionamento em Belém. Pontos como shopping centers, bancos, comércio, dentre outros, terão expediente especial. Confira como será o expediente durante o jogo.

INSS

As agências do INSS realizarão atendimento até as 14h, conforme horário de Brasília. A Central 135 também terá um funcionamento especial nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.

VEJA MAIS

image Copa do Mundo 2022: Capitão, Thiago Silva exalta a Seleção e pede: 'Confiem na gente'
Brasil joga nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia

image Copa do Mundo 2022: Tite esconde titulares e comenta estreia: 'frio na barriga é menor que em 2018'
O treinador da seleção quer manter o 'fator surpresa' na estreia da Copa do Mundo; Thiago Silva será o capitão até o fim do torneio

image Copa do Mundo 2022: cada jogador da Seleção receberá R$ 5,3 milhões de premiação pelo hexa
Premiação sairá do montante pago pela FIFA ao campeão mundial, que é de cerca de R$ 222 milhões

Supermercados

Os supermercados da Grande Belém irão funcionar normalmente. Cada estabelecimento poderá definir o horário de funcionamento específico, se for o caso.

Comércio

O comércio lojista poderá funcionar normalmente durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa, como informou o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas). De acordo com a entidade, não há na legislação ou em Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), qualquer obrigação de mudança no horário de funcionamento das lojas.

Bancos e lotéricas

O expediente dos bancos será das 9h às 14h na quinta-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o horário é válido para os jogos que serão realizados às 16h e também para os estados que seguem o horário oficial de Brasília.

A decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores, e está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério. Já as lotéricas irão funcionar até às 15h, conforme repassou o Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado do Pará (Sinelepa).

Correios

As agências dos Correios funcionarão até uma hora antes do jogo, ou seja, até às 15h. Já os centros operacionais e serviços de distribuição terão expediente das 7h às 15h.

Órgãos e secretarias estaduais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) informou que, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 35.195, decreto n° 2.770, nesta terça-feira (22), haverá mudanças no expediente dos órgãos e entidades integrantes da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

Nos dias em que os jogos ocorrerem às 13h, o expediente se encerrará às 12h. E nos dias em que os jogos forem realizados às 16h, o expediente terminará às 14h.

Os órgãos e entidades de serviços essenciais que atuam nas áreas de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística, incluindo os equipamentos públicos administrados por organizações sociais, estabelecerão escalas de serviço a fim de que o atendimento à população não seja afetado.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, os exames práticos agendados para a sede do órgão, em Belém, e para o Ginásio Almir Gabriel (Abacatão), em Ananindeua, vão sofrer alterações. 

Os exames agendados para o dia 24 de novembro, no horário de 14h, serão reagendados para o dia 5 de dezembro. Já as provas agendadas para o dia 28 de novembro, nos horários de 13h e 14h, serão agendadas para o dia 6 de dezembro. Nos dois casos, os demais horários permanecem sem alterações. Os candidatos deverão acompanhar os novos horários de exames pelo site do Detran.

Lazer

Estação das Docas

No complexo turístico Estação das Docas, o horário de funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira não sofrerá alteração, bem como em dias de jogos de outras seleções. A Estação é aberta ao público diariamente. Às segundas e terças, o complexo funciona das 10h à meia-noite; às quartas, das 10h à 01h; de quinta a sábado, das 10h às 2h e aos domingos, das 9h à meia-noite.

Mangal das Garças

O horário de funcionamento do Mangal das Garças será diferenciado. Nos dias de jogos que tenham início às 16h, o Parque fechará às 15h. Já para os demais jogos que venham a ser realizados às segundas-feiras não influenciarão nas atividades do Mangal, pois o local estará fechado para manutenção semanal. 

Nos jogos das demais seleções o Parque funcionará normalmente, de terça a domingo, de 8h às 18h, fechando às segundas para manutenção. 

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna

O horário de funcionamento do Parque Estadual do Utinga também sofrerá alteração nos dias das partidas. Nos dias de jogos que tenham início às 16h o Parque fechará às 15h — sendo o caso desta quinta. Já nos dias em que a seleção joga às 13h, o Parque funcionará de 6h às 12h.

Durante os jogos das demais seleções o Parque funcionará normalmente, de quarta a segunda, de 6h às 17h, fechando às terças para manutenção. 

Shopping centers

Shopping Bosque Grão-Pará

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h
  • Praça de Alimentação: das 10h às 22h
  • Lazer e entretenimento: das 14h às 22h
  • Restaurante, cinema, teatro, crossfit e academia: conforme a programação
  • Fica facultado o fechamento das lojas 30 minutos antes do início do jogo, com reabertura 30 minutos após o término do jogo.

Shopping Metrópole

  • Lojas e quiosques: das 10h às 22h (o shopping estará fechado 30 minutos antes do jogo e reabrirá 30 minutos após o jogo)
  • Praça de Alimentação: das 10h às 22h
  • Cinema: conforme programação

Castanheira Shopping

  • Lojas: das 10h às 22h (lojistas podem optar por fechar as lojas 30 minutos antes, e abrí-las 30 minutos depois das partidas))
  • Praça de Alimentação: das 10h às 22h
  • Cinema: conforme programação

Parque Shopping

  • Lojas: das 10h às 22h (lojistas podem optar por fechar as lojas 30 minutos antes, e abrí-las 30 minutos depois das partidas)
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Cinema: conforme programação

Boulevard Shopping

  • Lojas: das 10h às 22h (lojistas podem optar por fechar as lojas 30 minutos antes, e abrí-las 30 minutos depois das partidas)
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Cinema: conforme programação

Pátio Belém

  • Lojas: das 10h às 15h30 (reabertura após 30 minutos do final da partida)
  • Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Cinema: conforme programação

(*Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM