CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Chuvas no Pará: estado segue em alerta laranja para temporais e Belém amanhece alagada

Após a chuva que seguiu pela madrugada, a capital paraense despertou vendo pontos de alagamento e transtornos nesta sexta-feira (23/12)

Victor Furtado e Ana Laura Carvalho
fonte

Praticamente todo o estado do Pará está em alerta laranja — o segundo mais grave — para chuvas intensas, que devem ocorrer até o final da noite desta sexta-feira (23). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ainda aponta riscos de cortes na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e raios até as 23h59. Contudo, o alerta meteorológico pode ser prorrogado. Sair com guarda-chuva pode ser a recomendação do dia.

image De bengala, um idoso precisou se deslocar pelo alagado e correndo risco de contrair doenças e cair (Thiago Gomes / O Liberal)

 

Belém encerrou a quinta-feira com chuva e amanheceu com o tempo fechado e frio, ainda com chuva forte durante a madrugada desta sexta-feira. Como o temporal que não deu trégua, várias ruas amanheceram com poças d'água fundas — que são um risco ao ocultar buracos — e pontos de alagamento. Para alguns moradores, o dia começou tendo de limpar a sujeira e lama trazidas com a chuva. Quem precisou sair de casa, pode ter enfrentado a necessidade de se molhar e meter o pé na água.

LEIA MAIS

image Belém tem pontos de alagamento pós chuva; região está em alerta laranja, diz Inmet
O bairro da Batista Campos foi um dos mais afetados; os transtornos afetaram condutores e a população que precisou ficar abrigada em paradas de ônibus

image Dirigir na chuva: saiba dicas para redobrar os cuidados nas vias durante o inverno amazônico
Condutores de veículos podem encontrar situações de aquaplanagem nas pistas e redução de visibilidade em dias de chuva

image Manutenção de veículo: saiba quais cuidados tomar quando dirigir na chuva e em alagamentos
Deve-se manter em dia os serviços no carro e redobrar a atenção nas vias

image Para pedestres, ciclistas e motociclistas, os alagamentos resultavam em se molhar e passar um dia de transtorno intenso e risco de resfriados (Thiago Gomes / O Liberal)

Na avenida Conselheiro Furtado, no trecho entre a travessa 14 de Março e avenida Alcindo Cacela, vários motoristas tiveram de retornar porque era impossível seguir. Com isso, a capital, que está com muitos veículos nas ruas devido à movimentação de Natal, pode ter alguns momentos de trânsito intenso e isso pode exigir paciência de condutores e de quem está como passageiro, se deslocando para algum compromisso.

Um dos pontos críticos que amanheceram debaixo d’água foi a rua dos Pariquis, próximo do canal da travessa 14 de Março, bairro da Cremação. “Aqui qualquer chuvisco fica assim. Todo tempo é isso. Está no fundo desde a hora em que começou a chover ontem”, disse o aposentado Manoel Araújo, enquanto tentava atravessar a rua.

image Irritado, um morador da Pariquis tirava água de dentro de casa com um balde (Ana Laura Carvalho / O Liberal)

Ainda na rua dos Pariquis, outro morador aproveitou que a chuva amenizou para retirar água de dentro da casa usando um balde. Ele não quis gravar entrevista. No mesmo perímetro, uma mulher andava de galocha dentro da própria residência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM