Dirigir na chuva: saiba dicas para redobrar os cuidados nas vias durante o inverno amazônico

Condutores de veículos podem encontrar situações de aquaplanagem nas pistas e redução de visibilidade em dias de chuva

O Liberal

Nos próximos meses, as chuvas devem se intensificar no Pará por conta da chegada do chamado "inverno amazônico". Nesse período do ano, condutores precisam redobrar os cuidados nas vias, pelo risco de aquaplanagem e redução de visibilidade em dias chuvosos, alerta o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran)

VEJA MAIS

Manutenção de veículo: saiba quais cuidados tomar quando dirigir na chuva e em alagamentos
Deve-se manter em dia os serviços no carro e redobrar a atenção nas vias

Tutores devem redobrar os cuidados com seus pets em dias de chuva
Mês de novembro começando e com ele as corriqueiras pancadas de chuva

Tempo chuvoso ainda não caracteriza inverno amazônico, diz meteorologia
Fenômeno climático causa chuvas em Belém e no nordeste paraense. Em dois dias choveu cerca de 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro

Pontos de atenção para os motoristas

  • A primeira conduta a ser tomada em caso de chuva é ligar as luzes baixas para que o veículo seja visualizado por outros motoristas, pedestres e ciclistas.
  • Para melhorar a visibilidade é necessário manter acessórios como limpadores de para-brisa em boas condições de limpeza e funcionamento.
  • É preciso reduzir a velocidade para que o veículo responda de forma adequada em caso de freadas e não perca estabilidade e aderência dos pneus em relação ao solo.
  • Estar atento à aquaplanagem - fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.
  • Em caso de aquaplanagem, os condutores devem segurar firmemente o volante ou guidão, sem virá-lo. Rodas dianteiras viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista.
  • É preciso desacelerar o veículo e diminuir a velocidade, e jamais frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato com a pista, é possível perder o controle do veículo.
  • Manter uma distância segura do veículo à frente, pois nessas condições a frenagem é realizada com tempo maior até a parada do veículo.
  • Controle de velocidade, pois o excesso resulta em tempo de reação maior para o condutor parar o veículo.
  • Evitar áreas alagadas, que podem conter bueiros e buracos que danificarão o veículo.
  • Em caso extremo de passagem em áreas alagadas, procurar fazer de forma cautelosa.
  • Em cidades com maior arborização, como Belém, é preciso também estar atento às árvores que podem cair e também oferecer riscos às pessoas e veículos, principalmente se também atingirem a rede elétrica, o que aumenta os riscos de descargas elétricas.

Dificuldades em dirigir na chuva

O condutor Ewerthon Lima conhece de perto os perigos de dirigir durante a chuva. “As principais implicações que acontecem são a dificuldade de dirigir na chuva por conta da visão e manter o controle do carro. Uma certa vez, sofri um pequeno acidente onde eu estava dirigindo e o carro acabou perdendo aderência com o asfalto por conta da água. Acabou que perdi o controle e ele foi para o acostamento da rua. Hoje em dia, eu tenho um cuidado redobrado com isso. Geralmente, quando a chuva está muito forte, eu paro em um lugar seguro até melhorarem as condições para dirigir”, afirma o condutor

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ