Tempo chuvoso ainda não caracteriza inverno amazônico, diz meteorologia

Fenômeno climático causa chuvas em Belém e no nordeste paraense. Em dois dias choveu cerca de 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro

Camila Guimarães
fonte

Há pelo menos três dias Belém registra céu nublado e fortes pancadas de chuva que mudaram a rotina de calor que a cidade vinha apresentando. Nesta sexta-feira (4), por exemplo, a temperatura máxima registrada até o fim da manhã na capital ficou em torno dos 27ºC, quando, normalmente, costumava ficar próximo aos 35ºC. No entanto, a mudança de tempo ainda não corresponde à chegada do inverno amazônico, garante o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)/2º Distrito de Meteorologia de Belém, José Raimundo Abreu.

VEJA MAIS

image 'Frio' em Belém muda a rotina dos moradores da cidade na manhã desta sexta
Pessoas tiram 'roupas de frio' do armário para ficar mais confortável nesta manhã de chuva e ventania na cidade

image Alagamentos prejudicam dia de trabalho de moradores de Belém nesta sexta-feira
Autônomos comentam a dificuldade de driblar os pontos alagados ou arcar com os prejuízos

image Chuva no centro de Belém tem canais transbordados e alagamento em ruas; vídeo
Belém é um dos muitos municípios do Pará que está sob alerta meteorológico amarelo para chuvas fortes e ventanias que podem ocorrer até amanhã

O especialista explica que o que tem causado esse tempo fechado e chuvoso na capital paraense é um fenômeno em particular, fazendo com o que o mês de novembro fuja da sua normalidade climática:

"A situação dessas chuvas é que elas são decorrentes de uma frente fria que se deslocou no leste brasileiro e, quando desviou para o Atlântico Leste, já na altura do Espírito Santo e da Bahia, provocaram o levantamento de ar frio para a região do Pará. Essa circulação favoreceu uma forte instabilidade em grande parte do nordeste do Pará e na região do Maranhão", ele diz.

De acordo com dados do Inmet, José Raimundo Abreu conta que, em Belém, só de quinta (3) para sexta-feira já choveu cerca de 70% do estimado para todo o mês de novembro para a capital do estado: "Aqui em Belém já choveu 104mm só de ontem para hoje, sendo que a média do mês é de 151mm. Dando mais ou menos 70% da média. Por isso não é ainda o nosso inverno", afirma.

Segundo o especialista, ainda no sábado (5) deve haver céu fechado em Belém, porém, em menor intensidade. Já no domingo (6), o tempo deve melhorar. "As pessoas devem ter estranhado que, do dia 2, Dia de Finados, até aqui tenha dado essas chuvas, já que o mês de novembro é um dos menos chuvosos, assim como setembro e outubro. Entretanto, a chuva deve melhorar no domingo, mas há possibilidade de voltar na terça-feira (8) que vem".

Raimundo acrescenta que, de modo geral, o fenômeno já está mudando o padrão climático do mês de novembro, fazendo com que os paraenses vivam um período atípico, não só na capital, mas em toda a região nordeste do Pará. "Novembro deve ficar quase 40% acima da média de chuva normal. A expectativa é de 200mm de chuva no mês de novembro só em Belém. Depois, volta o calor".

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ