Cerca de 6,8% dos belenenses adultos têm diabetes, aponta pesquisa

Mulheres seguem com mais riscos de desenvolver a doença

Cleide Magalhães

A última pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, apontou que cerca de 6,8% da população adulta em Belém tem diagnóstico médico para diabetes, sendo a incidência de 6,4% em homens e de 7,1% em mulheres. A pesquisa aponta ainda que 90,4% das pessoas com diabetes fazem tratamento medicamentoso para a doença na capital paraense.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que, em 2019, foram realizados 31.362 atendimentos de pessoas diabéticas nas unidades básicas de saúde. Já em 2020, até o mês de outubro, este número está em 15.994 atendimentos, o que aponta uma redução creditada ao momento de pandemia da covid-19.

LEIA MAIS:

No Pará, 60% dos pacientes cadastrados para tratamento do diabetes são mulheres

Médica alerta para as complicações da diabetes; doença tem alto índice no Pará

 

No Brasil, 16 milhões de pessoas têm a doença, isto é, um em cada nove adultos, e estima-se que 46% deles não sabem que têm essa doença crônica que afeta a maneira como o corpo metaboliza a glicose. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em 2045 serão 20 milhões de doentes no País.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM