'Ceasa no Outubro Rosa': evento conscientiza sobre prevenção ao câncer de mama

O evento proporcionou aos trabalhadores serviços de beleza, enfermagem, vacinação, odontologia entre outros

O Liberal
fonte

As Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) celebraram o Outubro Rosa com ação de conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama entre homens e mulheres. O evento proporcionou aos trabalhadores, catadoras e permissionárias serviços de beleza, enfermagem, vacinação, odontologia, nutrição, psicologia, massagem, palestra sobre autoexame, dentre outros. A programação ocorreu na noite desta quarta-feira (11).

O Técnico em Telecomunicações Leandro Oliveira, 46 anos, recebeu atendimento de massoterapia e parabenizou pela ação. "Vim fazer compras e me surpreendi com todos esses serviços que estão sendo oferecidos pela Ceasa. Estão de parabéns pela iniciativa", disse.

VEJA MAIS

image Outubro Rosa: Amaral Costa realiza campanha para conscientização
Instituição criou o “Espaço Mulher”, referência em medicina de diagnóstico da saúde feminina

image Outubro Rosa: câncer de mama cresce no mundo, mas mortalidade diminui, alerta oncologista
Campanha ao longo do mês serve para conscientizar sobre exames para diagnóstico precoce da doença

Para a massoterapeuta Jaila Torres, uma das profissionais voluntárias que atendeu ao público presente, levar alívio às dores do próximo é algo gratificante. "Sempre busco participar, principalmente porque a rotina dessas pessoas é bem puxada. Não é fácil passar noites em claro, carregando fardos pesados e muitas vezes não ter condições de pagar uma massagem", ressaltou.

Cyntia Oliveira, 31 anos, também enfatizou a falta de tempo e condições financeiras que a maioria dos trabalhadores do mercado não possuem. "Isso é inédito. Valorizar e proporcionar aos que aqui estão diariamente nessa rotina cansativa uma oportunidade de cuidar da saúde e do bem estar", falou.

Segundo o diretor operacional da Ceasa, Elienai Pinheiro, já começou a se criar uma grande expectativa entre a comunidade do mercado, que vê nessas ações um meio de garantir os atendimentos de que eles necessitam. "A grande maioria do pessoal do entreposto quando sai daqui, ao amanhecer, só pensa em ir pra casa descansar para retornar no final do dia novamente ao trabalho. Então, não sobra tempo para quase nada. E eles acabam esquecendo do fundamental, que é a saúde e outras prioridades", destacou.

image Outubro Rosa: entenda os sintomas do câncer de mama e quando se preocupar
O câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres no país, o que reforça a importância sobre o autoexame e realização periódica da mamografia para ajudar reverter esse cenário

O diretor presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, destacou a importância desses eventos, que mobilizam todos os servidores do órgão, principalmente aos que não têm tempo de procurar os serviços durante o dia. "O Governo do Estado, por meio da Ceasa, vem buscando uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas que são responsáveis pelo abastecimento de nossas famílias. O fluxo de trabalho aqui é desgastante e a atividade desenvolvida por eles é nobre. Todos que aqui labutam, prestam um serviço essencial à população, que é garantir nossa alimentação. Então, nada mais justo que estarmos aqui contribuindo também com o seu bem-estar", enfatizou o gestor.

Dentro da programação, houve ainda um bazar com doação de roupas, calçados e acessórios e a distribuição de lanche, sopão, brindes. A ação "Ceasa no Outubro Rosa" contou com a parceria da Sesma, Cosanpa, Associação Evangélica Paraense (AEPA), Hinode, profissionais liberais e outros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM