CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Caminhão danifica prédio histórico do Palacete Pinho, na Cidade Velha

Fato se deu no começo da tarde desta terça (13)

fonte

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) recebeu, na tarde desta terça-feira (13), denúncia de que um caminhão teria danificado parte da estrutura do Palacete Pinho durante uma manobra na rua Dr. Assis, bairro da Cidade Velha. "Logo que tomou conhecimento do ocorrido, enviamos uma equipe técnica do Departamento de Patrimônio Histórico (DEPH) para avaliar a denúncia e os danos causados ao edifício, para que as medidas necessárias fossem tomadas", informou o órgão.

VEJA MAIS

image Palacete Pinho vai se tornar núcleo de artes após restauro
O imóvel tombado passou a ser administrado pela Secretaria de Educação (Semec).

image Tataraneto do construtor do Palacete Pinho visita o imóvel histórico pela primeira vez
O advogado Diego Augusto Granzotto de Pinho nasceu no Rio, e sempre quis conhecer o prédio requintado em que os ancestrais realizavam festas na Belle Époque

Em nota, a Fumbel disse que a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) vai colocar tapumes para proteção do local e que a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está à frente da gerência do edifício em questão.

O Palacete Pinho é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Agora como administradora do imóvel, desde meados de agosto de 2022, a Semec coordenará o trabalho de restauro do prédio, que abrigará o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) do município. O orçamento para a restauração está em fase de elaboração.

O prédio é um marco do símbolo da herança deixada pelo Ciclo da Borracha (1879-1945). O imóvel passou por obras em 2003, mas acabou não sendo utilizado nos anos seguintes.

Previsível

A reportagem integrada de O Liberal esteva na rua Dr. Assis e constatou a avaria no Palacete Pinho. Um rapaz que mora bem perto da edificação disse que um senhor viu o acidente e relatou que por no começo da tarde, por volta das 14 horas, uma carreta saiu de uma garagem na frente do prédio e acabou atingindo o palacete. A carreta não é da empresa da garagem, segundo informações obtidas no local.

Uma moradora que reside em casa bem perto do palacete disse que "este é um fato anunciado", porque carretas entram na contramão da Dr. Assis e, muitas vezes, quando manobram na frente da edificação acabam atingindo a estrutura do prédio histórico. Quem passar pelo local pode conferir que o portão de ferro e o muro da entrada do palacete encontram-se bem danificados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM