CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Palacete Pinho vai se tornar núcleo de artes após restauro

O imóvel tombado passou a ser administrado pela Secretaria de Educação (Semec).

Enize Vidigal
fonte

O Palacete Pinho, edificação datada de 1897, situada no bairro da Cidade Velha, em Belém, vai ganhar uma ocupação pública. A prefeitura anunciou na noite desta terça-feira, 16, que o imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será restaurado e vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace), da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O setor vai desenvolver a tarefa de integração da política de formação artística em sala de aula. 

O Palacete Pinho está fechado há muitos anos. O orçamento para a restauração está em fase de elaboração, informa a prefeitura. A administração do prédio, que estava sob a responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foi formalmente transferida à Semec por meio de decreto assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues e publicado no Diário Oficial do Município, na mesma data.

VEJA MAIS 

image Tataraneto do construtor do Palacete Pinho visita o imóvel histórico pela primeira vez
O advogado Diego Augusto Granzotto de Pinho nasceu no Rio, e sempre quis conhecer o prédio requintado em que os ancestrais realizavam festas na Belle Époque

image Belém ganha o Centro Cultural Palacete Faciola; veja fotos
O conjunto de casarios históricos de 121 anos foi restaurado e será inaugurado como espaço de visitação pública, neste sábado, 25.

image Palacete Bolonha abre para visitação noturna mediada; saiba como participar
Uma Noite no Museu Casa Francisco Bolonha vai levar o público a resgatar arte e memórias importantes de Belém

image Exposição 'Memórias da Infância' abre na galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra do Pará
A exposição gratuita, com curadoria de Vânia Leal, reúne trabalhos de 28 fotógrafos brasileiros, em sua maioria paraenses, presentes na Coleção Eduardo Vasconcelos

"O Palacete Pinho será a casa das artes, onde teremos todas as linguagens artísticas, seja em vídeos, dança e escultura. As artes terão lá, a consolidação da política de incentivo", declarou o prefeito, que visitou o Palacete Pinho para conferir de perto o estado do imóvel. No local serão desenvolvidas aulas de cantos e coral.

O Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) foi criado pela prefeitura em junho do ano passado com o objetivo de fortalecer a cultura por meio da educação e de transformar as escolas em pontos de cultura.

Atualmente, o núcleo funciona no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, no bairro de Nazaré, de onde assessora as ações de arte e cultura nas escolas. Após as obras de restauração, as atividades culturais das escolas serão direcionadas para o Palacete Pinho. “Não se pode pensar em educação sem pensar a arte e a cultura”, destacou a secretária municipal de Educação em exercício, Araceli Lemos.

 
História do Palacete Pinho

O Palacete Pinho é mais uma das edificações históricas que a capital paraense ganhou durante o rico período do Ciclo da Borracha e que recebeu a influência do movimento cultural da Belle Èpoque. Localizado na Rua Doutor Assis, na Cidade Velha, o prédio possui três andares e serviu de residência à família do comendador Antonio José de Pinho, responsável pela construção do imóvel.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA