CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Beneficente Portuguesa recebe R$ 35 milhões para ampliar serviços do SUS

Verba será usada na implantação de uma unidade de alta complexidade em oncologia

Dilson Pimentel e Laura Serejo
fonte

O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 35 milhões para o Hospital Beneficente Portuguesa, um dos mais tradicionais e reconhecidos da capital paraense. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (30), em Belém, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do presidente do hospital, Alirio José Duarte Gonçalves; e do prefeito de Belém, Igor Normando. O investimento integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera para cirurgias, exames e consultas especializadas na rede pública.

Os recursos permitirão a ampliação dos atendimentos especializados gratuitos por meio do SUS, com aquisição de novos equipamentos, incluindo a radioterapia, mutirões de cirurgias e a habilitação do hospital como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A expectativa é que um acelerador linear, equipamento de ponta para radioterapia, esteja em funcionamento até dezembro deste ano.

Durante a visita, o ministro Alexandre Padilha destacou a importância do programa para acelerar o atendimento especializado em Belém. “Esse programa é para reduzir o tempo de espera para cirurgias, consultas especializadas e exames, aqui no Hospital Beneficente Portuguesa, que, com um mutirão de cirurgias, realização de tomografias, ressonância nuclear magnética, cirurgia cardíaca, cirurgia de urologia, problemas ginecológicos ou oftalmologia, está ajudando a reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado aqui na cidade de Belém. Isso faz parte do Agora Tem Especialistas”, explicou.

O ministro reforçou o impacto que a pandemia causou na demanda reprimida do SUS: “Hoje eu, por exemplo, presenciei pacientes que estavam esperando há três, quatro anos para fazer um procedimento cardíaco, que foi suspenso durante a pandemia. Então, nosso esforço é ter menos tempo de espera, mais cirurgias, mais equipamentos e mais atendimento especializado”, afirmou.

VEJA MAIS:

image Hospital Beneficente Portuguesa amplia acesso a especialistas no SUS em parceria do governo federal
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (27) pela assessora da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Lena Peres, em uma visita ao hospital, acompanhada pelo presidente da unidade hospitalar, Alírio Gonçalves

image Hospital Beneficente Portuguesa inaugura centro oncológico com tecnologia e atendimento humanizado
Espaço exclusivo para pacientes com câncer une conforto, equipe especializada e estrutura de ponta

image Ministério amplia atendimento do SUS pelos planos de saúde
Ministério da Saúde anuncia ampliação do programa 'Agora tem Especialistas' e unificação de dados de atendimento.

image Ministro Alexandre Padilha: "Esse programa é para reduzir o tempo de espera para cirurgias, consultas especializadas e exames" (Foto: Igor Mota/O Liberal)

Hospital investe no combate ao câncer com tecnologia de ponta

Presidente da Beneficente Portuguesa, Alirio José Duarte Gonçalves destacou o significado do aporte para o hospital e para a saúde pública local. “É um passo importante para a saúde do Estado do Pará e para a saúde de Belém. A Beneficente se junta ao programa e, hoje, passa a ter mais especialistas para a área da saúde. Deu um grande passo no combate ao câncer, com a aquisição do maior equipamento - que é o melhor do mundo para essa finalidade - e que estará na Beneficente até dezembro deste ano”, complementou.

Além disso, o presidente ressaltou a importância da parceria com os governos federal, estadual e municipal: “A parceria com o Ministério da Saúde, com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Belém fortalece a saúde para todos os paraenses. Isso é muito importante, é um passo bem grande. A Beneficente já era consolidada com o Sistema Único de Saúde e agora fica muito mais forte, muito mais ligada à saúde dos paraenses”, afirmou. Alirio destacou que a Beneficente Portuguesa é uma instituição filantrópica, “com mais 100 anos prestados à saúde dos paraenses. Carrega, em sua origem, a união histórica entre Brasil e Portugal, que se materializa diariamente na atenção e no cuidado com a vida humana”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM