Belém terá todo o efetivo da Guarda Municipal habilitado para porte de arma até final de dezembro

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7) pelo órgão; profissionais da segurança passam, também, por curso de habilitação

Gabriel Pires
fonte

Todos os agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), que realizam rondas e monitoramento de segurança na capital, estarão habilitados para o porte funcional de arma de fogo até o final deste ano de 2022. O anúncio foi feito pela GMB nesta segunda-feira (7). A GMB iniciou o curso de capacitação e habilitação ao porte de arma de fogo aos últimos agentes municipais ativos, que não possuem impedimentos de ordem técnica ou jurídica.

VEJA MAIS

image Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no município de Ananindeua
A prisão ocorreu na casa do acusado, no bairro Distrito Industrial

.

image Caso Yasmin: dono da lancha é preso na Grande Belém
A prisão foi realizada nesta quinta-feira (3) pela Polícia Civil do Pará, que informou que Lucas Magalhães foi preso por dolo eventual, fraude processual e porte ilegal de arma

image Homem morto na saída de terreiro em Marituba é ex-guarda municipal, confirma órgão de segurança
A vítima, Harol Frank Albenas Moreira, foi morto a tiros ao sair de um terreiro religioso de matriz africana na madrugada da última terça-feira (1º)

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, os agentes precisam passar por várias etapas para adquirir o porte funcional. “Essa instrução que iniciou hoje é a etapa final que os guardas municipais vão precisar cumprir para adquirir o porte", frisou Joel.

Antes disso, os servidores passaram por testes psicotécnico realizados pela psicóloga habilitada da Polícia Federal, Priscila Camello, do Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador da GMB. Joel enfatiza, ainda, que o compromisso da gestão de habilitar e qualificar em 100% os agentes até o final do ano está se concretizando.

“Os remanescentes iniciaram a última etapa para a aquisição do porte institucional, documento aguardado pela categoria e, ao final, estarão aptos e qualificados a usarem o armamento de forma segura, consequentemente prestando um serviço de qualidade aos munícipes”, disse.

Profissionais contam com curso de habilitação

Segundo a GMB, o curso visa habilitar os guardas municipais no domínio de conhecimentos para o uso, manuseio, condução e emprego do armamento no cumprimento do dever legal. Instrutores da Divisão de Ensino da GMB ministram o curso, que tem carga horária de 160 horas/aula, com mais de 20 disciplinas ministradas entre teoria e prática, atendendo as exigências previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826).

Ao todo, participam da capacitação 12 guardas municipais. As aulas práticas estão sendo desenvolvidas na sala de instrução da GMB, no bairro de Fátima e a prática de tiro, no Estande de Tiro da Guarda Civil de Castanhal, prevista para serem realizadas nos dias 17 e 18 de novembro. 

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM