Belém está há mais de 100 dias com calor acima da média, aponta meteorologia

As altas temperaturas deverão continuar, diz José Raimundo Abreu de Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia

Dilson Pimentel
fonte

Belém está há 101 dias com calor acima da média. Para terça-feira (21), a previsão era de 37 graus. A última vez que a capital registrou uma temperatura abaixo de 32,4 graus foi dia 12 de julho deste ano. Essas informações foram divulgadas, na terça-feira (21), durante a previsão do tempo no Jornal Nacional da Rede Globo.

O meteorologista José Raimundo Abreu de Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e 2º Distrito de Meteorologia de Belém, disse que Belém apresenta “seca excepcional” desde agosto, quando choveu muito abaixo da média histórica, o que também ocorreu em setembro. “E outubro vai ficar abaixo também. Até agora choveu 44,6 milímetros, quando a média é 135mm”, explicou. “Agosto e setembro foram meses com baixíssimos índices pluviométricos e outubro está indo no mesmo caminho”, afirmou.

Ele explicou que agosto não chegou a 30% da média histórica e setembro também. “Desde o mês de agosto as temperaturas máximas estão muito altas, devido não ter cobertura de nuvens. E o sol entra direto, aquecendo a superfície. É rara acontecer essa situação de índices pluviométricos tão baixos, como também foram registradas as maiores temperaturas”, afirmou José Raimundo. “Poucas vezes aconteceu de chegar a 37 graus aqui em Belém, mas este ano chegou”, completou.

VEJA MAIS

image Temperaturas sobem em todas as regiões brasileiras; veja período e locais mais afetados pelo calor
Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil enfrentam chuvas abaixo da média e baixa umidade relativa do ar em setembro, enquanto no Sul o cenário é oposto

image Planeta 3°C mais quente pode agravar ondas de calor em Belém; entenda
Um estudo realizado constatou que se o planeta continuar na rota atual, ondas de calor, transmissões de doenças e alta demanda por energia para ar-condicionado terão impactos devastadores.

image 'Bolha de calor': saiba o que é o fenômeno que está aumentando as temperaturas no Brasil
Com a onda de calor, as regiões Norte e Centro-Oeste do país são as que mais vêm sofrendo com as altas temperaturas que podem marcar acima de 40°C

A temperatura média máxima é 33°C e quase que todos os dias está acima de 34 graus, chegando a 35, 36. “Essa é uma situação bem atípica”, reforçou. As altas temperaturas, afirmou, deverão continuar. A máxima ficará ao redor de 34 a 36°C. O meteorologista José Raimundo também falou sobre o sul do Pará, onde choveu nesta terça-feira (21). As chuvas mais intensas ocorreram em Conceição do Araguaia. “Para os próximos dias, na região sul, pancadas de chuva de curta duração ou dias com nenhuma chuva e com sol entre nuvens”, explicou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM