Belém está há mais de 100 dias com calor acima da média, aponta meteorologia
As altas temperaturas deverão continuar, diz José Raimundo Abreu de Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia
Belém está há 101 dias com calor acima da média. Para terça-feira (21), a previsão era de 37 graus. A última vez que a capital registrou uma temperatura abaixo de 32,4 graus foi dia 12 de julho deste ano. Essas informações foram divulgadas, na terça-feira (21), durante a previsão do tempo no Jornal Nacional da Rede Globo.
O meteorologista José Raimundo Abreu de Sousa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e 2º Distrito de Meteorologia de Belém, disse que Belém apresenta “seca excepcional” desde agosto, quando choveu muito abaixo da média histórica, o que também ocorreu em setembro. “E outubro vai ficar abaixo também. Até agora choveu 44,6 milímetros, quando a média é 135mm”, explicou. “Agosto e setembro foram meses com baixíssimos índices pluviométricos e outubro está indo no mesmo caminho”, afirmou.
Ele explicou que agosto não chegou a 30% da média histórica e setembro também. “Desde o mês de agosto as temperaturas máximas estão muito altas, devido não ter cobertura de nuvens. E o sol entra direto, aquecendo a superfície. É rara acontecer essa situação de índices pluviométricos tão baixos, como também foram registradas as maiores temperaturas”, afirmou José Raimundo. “Poucas vezes aconteceu de chegar a 37 graus aqui em Belém, mas este ano chegou”, completou.
VEJA MAIS
A temperatura média máxima é 33°C e quase que todos os dias está acima de 34 graus, chegando a 35, 36. “Essa é uma situação bem atípica”, reforçou. As altas temperaturas, afirmou, deverão continuar. A máxima ficará ao redor de 34 a 36°C. O meteorologista José Raimundo também falou sobre o sul do Pará, onde choveu nesta terça-feira (21). As chuvas mais intensas ocorreram em Conceição do Araguaia. “Para os próximos dias, na região sul, pancadas de chuva de curta duração ou dias com nenhuma chuva e com sol entre nuvens”, explicou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA