Basílica de Nazaré passa por nova etapa de restauração com obras até 2026
A previsão é que a segunda fase seja concluída no primeiro semestre do próximo ano
Quem passa pela Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, já percebe a movimentação intensa de trabalhadores e os andaimes instalados ao redor do templo. A igreja, um dos principais símbolos da fé paraense, está em mais uma fase de restauração, desta vez focada na parte externa.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Marcos Oliveira, “a segunda fase da restauração teve início em setembro, quando iniciamos a pintura externa”. Ele explica que esta nova etapa contempla intervenções na fachada e em outras áreas estruturais. “Teremos agora toda a área externa, em especial a fachada principal. Esse momento traz também o restauro na área do órgão e nas entradas, incluindo portas em bronze e estruturas de madeira”, detalhou.
VEJA MAIS
Além das melhorias visuais e estruturais, a Basílica receberá uma nova subestação elétrica. “Esta etapa irá também contemplar a execução de uma nova subestação para a Basílica, a qual deverá trazer maior tranquilidade e segurança à Basílica”, afirmou o engenheiro.
Oliveira destacou que o processo atual não exigiu técnicas avançadas. “Não houve necessidade de aplicar técnicas complexas. Apenas adequação quanto à proteção contra raios UV”, explicou.
Mesmo com as obras em andamento, o templo permanecerá aberto aos fiéis. “Esse é um conceito que será presente em todo o processo de restauro. Inclusive, já definimos o planejamento para restauro da entrada, sem impedir o acesso dos fiéis”, garantiu. A previsão é que a segunda fase seja concluída no primeiro semestre de 2026.
A primeira etapa do restauro foi entregue no dia 8 de setembro deste ano, durante uma programação religiosa. Na ocasião, foram restaurados vitrais, mosaicos, esculturas e toda a decoração interna da Basílica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA