CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ano Novo: saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes com fogos de artifício

Corpo de Bombeiros Militar do Pará advertem sobre riscos e as orientações para quem não abre mão dos fogos na virada do ano

Camila Guimarães
fonte

A soltura de fogos de artifício é tradição em muitas comemorações de Ano Novo, porém, é uma prática que exige cuidados. Nessa época do ano, acidentes com esses dispositivos são comuns e um perigo não só para quem manuseia, como também para outras pessoas ao redor, animais, além do risco de incêndio. No Pará, desde maio do ano passado, o uso de fogos de artifício com estampido está proibido pela Lei nº 9.593, tendo em vista o bem-estar de pessoas sensíveis ao estrondo, como crianças, autistas, gestantes e idosos. Mas mesmo modelos com menor nível de ruído exigem cuidados.

O tenente coronel Pablo, do Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), diz que todos os tipos de fogos de artifício oferecem risco. A diferença, é que os modelos sem estampido têm uma quantidade menor de pólvora, portanto, menor poder de deflagração.

"Pela Lei, os fogos com estampido estão proibidos. Mas mesmo os sem estampido, quando manuseados de forma errada, podem provocar queimaduras de primeiro e segundo graus, amputações traumáticas de membros, principalmente os superiores, ferimentos na região do rosto, dos olhos etc.", informa.

Segundo o militar, o uso de fogos, em geral, é desaconselhado por questões de segurança. Entretanto, para quem não abre mão do item na comemoração do Réveillon, o tenente coronel orienta a melhor forma de prevenir acidentes:

"Os fogos só podem ser deflagrados por pessoas maiores de 18 anos, sempre em áreas abertas, longe de casas, árvores, tendas, fiação elétrica e qualquer outro material de fácil combustão. Também deve ser evitado próximo a locais como hospitais, por exemplo, porque há muitas pessoas que passam mal. E sempre deve-se seguir as instruções que vêm escritas na embalagem".

VEJA MAIS

image Ano Novo: Confira dicas para garantir a segurança na estrada e nos balneários durante o Réveillon
Atenção à sinalização e conhecer os riscos das praias e dos rios são alguns dos apontamentos feitos por especialistas

image Ano Novo: veja o que abre e o que fecha nos dias 31/12 e 01/01 em Belém
Nos bancos, o último dia útil do ano para atendimento presencial ao público será nesta quinta-feira (28)

image Ano Novo: Prefeitura de Belém confirma ponto facultativo na sexta-feira (29)
A decisão está publicada na Portaria Nº. 3.299/2023 – Semad/PMB, do Diário Oficial da última quarta-feira (27)

Quando os fogos precisam de autorização

Um fator importante de ser observado durante a queima de fogos, segundo o tenente coronel Pablo, é o tempo de duração dos estouros. O militar explica que queimas sucessivas, que duram mais de um minuto, são considerados shows pirotécnicos - eventos que necessitam de autorização das autoridades competentes para acontecer.

"Queima de fogos que dura de um minuto precisa de autorização doCcorpo de Bombeiros porque é considerado show pirotécnico. Precisa atender a uma série de requisito e ser supervisionado por um responsável técnico. Nesses casos, a pessoa precisaria ir até o Centro de Atividades Técnicas(CAT), no Entroncamento, para autorizar. Ou entrar em contato através do número de atendimento do Corpo de Bombeiros e dar entrada nos documentos e aguardar a vistoria", informa.

O que fazer caso haja algum acidente?

O profissional de segurança pública adverte que, em casos em que alguém se machuque devido o uso de fogos de artifício, é imprescindível que busque uma unidade de pronto atendimento ou de urgência e emergência, caso tenha possibilidade imediata de locomoção. Se não, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) ou o próprio Corpo de Bombeiros (190) deve ser acionado.

Caso alguém sofra queimadura, o tenente coronel Pablo orienta que não seja feito nem passado nada no local do ferimento. "Os primeiros-socorros em casos de queimadura, de forma geral, é proteger o local queimado com um pano limpo umedecido e procurar o atendimento de emergência ou aguardar a ambulância. Não se deve estourar uma possível bolha nem passar nenhum produto", adverte.

Se o acidente provocar algum tipo de incêndio, o militar afirma que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente. Caso haja a chance de alguém tentar intervir para apagar as chamas, o tenente coronel informa que os fogos são feitos de um tipo de material que pode ser combatido com água ou extintores de água e de pó.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM