CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jovem vende água em praça de Ananindeua para investir em conhecimento

Cansado de aguardar por uma oportunidade de trabalho com carteira assinada, Kevin Willian comprou um pacote de água e foi vender no Espaço Radical, no bairro do Curuçambá. História do jovem é recorte da realidade periférica no Brasil

Igor Wilson

No dia 27 de setembro Kevin Willian completou 19 anos de vida. Olhou para a situação econômica do planeta, olhou para os jovens de sua idade ao seu redor, olhou para si. Era preciso fazer algo para ganhar dinheiro. Havia se inscrito no programa Jovem Aprendiz desde os 16 anos, mas nenhuma resposta. Ficar em casa já não era tão agradável como antes. Sua consciência lhe avisava que era preciso fazer algo para ganhar seu próprio dinheiro. 

VEJA MAIS

image Conheça a história do vendedor de suco mais famoso de Ananindeua
Manoel trabalha com a venda de suco de laranja desde 2019. Cansaço de uma vida na construção civil o fez seguir a missão de hidratar pessoas.

image De empresário do ramo de restaurante a vendedor de churrasquinho; uma história de recomeços
Anderson Vasconcelos encarou recomeços e hoje chega a vender 300 espetinhos por dia

image Do desemprego para um novo trabalho: Renda e dignidade para toda a família
João Santos é famoso por vender um delicioso cachorro-quente na Cidade Nova e também por fazer paródias para seus clientes

Envergonhado de ter que sempre contar com a ajuda financeira de sua avó, com quem mora, um dia foi até uma distribuidora de bebidas próximo a sua casa, no bairro do Curuçambá, em Ananindeua. Comprou um pacote com 25 garrafas de água mineral. Já tinha as contas na cabeça. Se conseguisse vender tudo, ganharia o dobro dos R$ 25 reais que investiu, depois compraria outro pacote e, assim, iria fazendo o dinheiro crescer de acordo com as vendas. O recém inaugurado Espaço Radical, próximo de sua casa, foi o local escolhido para seu primeiro dia como vendedor. Pessoas praticando esportes, muitas vezes no sol incansável. A sede iria bater e lá ele estaria. 

Desde os dezesseis anos eu procuro trabalho, me inscrevi no Jovem Aprendiz, só que nada. Fiz dezenove anos recentemente e nada de emprego. Eu pensei numa solução. O jovem da minha idade, a maioria, quer ganhar dinheiro, só que pensa que é fácil. Não existe dinheiro fácil. Coloquei isso na minha cabeça e tomei uma atitude. Muitas vezes pegava 30 ou 40 reais e gastava com besteira. Então dessa vez peguei 25 reais que minha avó me deu, comprei os pacotes e vim para cá. Tem dado retorno”, diz Willian, que entre uma e outra declaração vai atendendo aos esportistas no local. 

Desemprego entre os jovens

A história de Willian é um recorte da situação de milhares de jovens brasileiros. A taxa de desemprego entre os jovens é quase duas vezes maior do que a média geral do Brasil, que inclui toda a população. No geral, o desemprego é de 9,3%, ou seja, são 10,1 milhões de pessoas desempregadas. Entre os jovens, a taxa era de 19,3% no segundo trimestre de 2022, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). 

image Geração 'nem-nem': Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens que não estudam e nem trabalham
Os dados são do relatório Education at a Glance 2022, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aponta 35,9% dos jovens brasileiros nesta situação

image Brasil tem quase 50 milhões de jovens, de 15 a 29 anos, 47% deles, quer morar no exterior e voltar
No Pará, busca-se sair para estudar idiomas e programas de estudo e trabalho, diz empresa do ramo de intercâmbios

Ganhar dinheiro para investir em conhecimento 

Willian é um jovem bem articulado. Também pesquisa sobre como ganhar dinheiro investindo no mercado imobiliário, de ações. Para ele, quando o assunto é dinheiro, "não tem viagem perdida". O seu objetivo em vender água como informal também representou uma quebra de paradigmas, o início de sua busca por autonomia.

“Eu vi que estava num ciclo. Eu pedia dinheiro, gastava e não fazia nada. Então decidi usar para fazer mais dinheiro”, diz o jovem, que pretende utilizar o dinheiro que ganhar com a venda das águas em si. "Pretendo fazer algo útil, um curso, uma viagem quem sabe, investir no meu conhecimento", diz.

De olho no futuro

Assim como muitos jovens de sua idade, Willian não sabe bem o que quer fazer de sua vida, o mundo lhe dá muitas dúvidas. Está no terceiro ano do Ensino Médio. Não sabe se quer fazer faculdade, mas se fizer, será de “Artes” ou “Fotografia”. Por enquanto, só sabe que continuará vendendo água e quem sabe na próxima vez também refrigerante.

“Eu ainda não tenho uma pretensão profissional para dizer a verdade, estou meio perdido. Fui criado pela minha avó, meus pais são separados desde quando eu era criança, então não tive a presença deles, como muitos jovens infelizmente. Então assim, planos certos nunca deu para fazer. Mas eu sei que quero trabalhar para mim. Não me vejo trabalhando pra ninguém. Sabe, agora eu achei meu próprio caminho, e quem sabe fazer meu próprio negócio lá na frente, hoje pode ter sido o início de tudo”, diz o esperançoso, mas realista, jovem de Ananindeua, pegando em seguida seu cooler vazio, fruto de uma excelente primeiro dia de vendas, e indo para sua casa. Amanhã é dia de mais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA