Securitário Edson Pereira reclama de acúmulo de lixo e entulho na Cidade Velha
Além do mau cheiro, o lixo acumulado e o poste obstruem parte da calçada, obrigando pedestres a circular pela rua
O cruzamento da rua Doutor Malcher com a travessa Capitão Pedro Albuquerque, no bairro da Cidade Velha, em Belém, se transformou em ponto constante de descarte irregular de lixo e entulho. Segundo o securitário Edson Pereira, de 56 anos, a sujeira e o mau cheiro têm afetado moradores e comerciantes da área. O registro foi feito na tarde do último dia 20 de outubro.
Edson conta que a coleta de lixo ocorre diariamente, mas o problema se repete poucas horas depois da passagem do caminhão. “O caminhão passa todos os dias, geralmente a partir das 21h. Só que, logo depois, muita gente volta a jogar lixo na rua. O principal problema aqui é a falta de educação mesmo”, afirma.
Além do mau cheiro, o lixo acumulado e o poste obstruem parte da calçada, obrigando pedestres a circular pela rua. “A calçada tem pouco mais de um metro e meio e está toda tomada. Não tem por onde passar”, diz.
Para Edson, é preciso fiscalização e punição a quem insiste em descartar lixo de forma irregular. “Enquanto não houver multa, vai continuar assim. No sábado, o caminhão passa à noite e, no domingo de manhã, já tem lixo de novo. É questão de educação e fiscalização”, conclui.
A reportagem solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e da Ciclus Amazônia. Em nota, a Ciclus Amazônia informou que “o local mencionado é considerado um ponto de descarte irregular de resíduos domiciliares e entulho. A empresa informa que realizará uma ação de educação ambiental na área, com o objetivo de orientar a população sobre o descarte correto de resíduos e os canais disponíveis para o serviço de coleta”.
Ainda segundo a empresa, “a coleta de resíduos domiciliares na área ocorre de segunda a sábado, a partir das 18h, e está regular. Para consultar os dias e horários de coleta em cada região da cidade, a população pode acessar o site: www.ciclusamazonia.com.br”.
Já a coleta programada de resíduos inertes (entulho) é destinada a volumes de até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros) e pode ser solicitada por meio do Canal de Atendimento ao Cidadão, via WhatsApp, no número (91) 98405-3100. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com prazo de até 72 horas para o recolhimento após a solicitação.
A empresa reforça que denúncias de descarte irregular podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo número 181.
*Laura Serejo, sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA