Você Repórter

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Comerciário Geraldo Silva denuncia ponto crítico de descarte de lixo no Conjunto Império Amazônico

O morador afirma que o problema se intensificou e que a via nunca permaneceu limpa por muito tempo

Laura Serejo*

O final da Passagem Boa Esperança, no Conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza, em Belém, está com um ponto crítico de descarte irregular com lixo, entulho e presença constante de ratos. Segundo o comerciário Geraldo Barbosa da Silva, de 69 anos, a situação se arrasta há cerca de um mês e tem afetado diretamente a rotina dos moradores, que relatam mau cheiro, sujeira e insegurança para crianças circularem pela área. O registro foi feito no dia 26 de novembro.

image Comerciário Geraldo Silva (Foto: Max Sousa | Especial para O Liberal)

Geraldo afirma que o problema se intensificou e que a via nunca permaneceu limpa por muito tempo. “Quando surgiu esse lixão aqui, [os agentes de limpeza] vinham limpar na época de campanha política. Agora, acabou a política, já era. Terminam de limpar e jogam tudo de novo. Não é só aqui, é o conjunto todo”, relata.

Ele conta que a quantidade de resíduos é tão grande que prefere evitar passar pelo trecho. “Tem hora que eu deixo o carro em outro lugar pra não passar aqui. É muito lixo, muito rato. Minha vida é colocar veneno pra matar rato. O mau cheiro é horrível, não dá nem pra andar direito”, afirma.

Para o morador, a solução passa por fiscalização e punição a quem descarta irregularmente. “Eu não culpo as autoridades, porque trabalhar com o ser humano é difícil. Falta educação. Mas tinha que punir”, defende.

Em nota, enviada dia 27 de novembro, a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, esclarece que o local mencionado é considerado um ponto de descarte irregular de resíduos domiciliares e entulho. “A empresa reforça que a coleta de resíduos domiciliares na área ocorre às terças, quintas e sábados, a partir das 18h. Para consultar os dias e horários de coleta em cada região da cidade, a população pode acessar o site: www.ciclusamazonia.com.br. Já a coleta programada de resíduos inertes (entulho) é destinada a volumes de até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros) e pode ser solicitada por meio do Canal de Atendimento ao Cidadão, via WhatsApp, no número (91) 98405-3100. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com prazo de até 72 horas para o recolhimento após a solicitação. A empresa reforça que denúncias de descarte irregular podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo número 181.” acrescenta nota.

A reportagem  também solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS