CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Mangueira centenária está com risco de queda, dizem moradores da 14 de Abril

Segundo as denúncias, a falta de poda do vegetal está causando prejuízos devido a constante queda de galhos

O Liberal

Na travessa 14 de Abril, no trecho entre Rua dos Pariquis e Rua dos Caripunas, no bairro da Cremação, a comunidade relata um problema sobre uma mangueira centenária que estaria correndo risco de desabar. Segundo os denunciantes, a falta de poda está causando prejuízos como a constante queda de galhos.

A árvore está bastante inclinada e, em períodos de chuva, o vegetal costuma balançar, deixando cair pedaços de galhos ou mangas, o que pode acabar atingindo veículos ou pessoas que passam pelo local, segundo os moradores. "Ninguém vem e ninguém toma as providências. Isso aqui já está muito perigoso", comentou a moradora Aranir Correia.

image O morador Eugênio Torres contou que a comunidade já realizou vários pedidos de poda (Reprodução)

O professor Eugênio Torres contou que mora no local há 21 anos e que já foram feitos vários pedidos de poda para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), mas, até o momento, os moradores nunca receberam uma previsão de manutenção. "Já faz seis anos que protocolamos o primeiro pedido de poda na Semma, mas não veio a manutenção. O perigo é cair em cima de alguém ou em cima de um veículo e causar danos. A gente não sabe como ela está por dentro, pois pode está podre que nem o que aconteceu com a sumaumeira de Nazaré", disse.

VEJA MAIS:

image Árvore cai em cima de túmulos do cemitério São Jorge, na Marambaia
Além dos entulhos ocasionados pela árvore, denunciantes alegam que há lixos e mato alto na passagem entre os túmulos

image Árvore caída em cima de uma casa preocupa moradores da Sacramenta
Vizinhança teme acidentes pois há pessoas morando no imóvel

image Árvore causa transtornos na travessa das Mercês, em São Brás
A castanheira já destelhou um imóvel e pode causar riscos de incêndio em um poste

"Parece que eles querem que aconteça uma tragédia para se tomar as medidas, no qual deveria ter sido feito antes. Você pode ver que a mangueira está cheia de ervas de passarinho, que vai matando ela (a árvore) aos poucos. Ela está inclinada, está inclinando para lá pra rua, e o resultado você já sabe o que vai acontecer", desabafou Eugênio.

image Há constante queda de galhos da mangueira centenária, segundo relatos dos moradores (Divulgação / Você Repórter)

Ainda de acordo com as denúncias, a última solicitação do serviço de poda foi feita ainda este ano. Os moradores também acrescentaram que já foram até a sede da secretaria para reclamar da falta do serviço. Eles receberam a informação de que deveriam realizar o pedido pelo e-mail. Porém, mesmo após o pedido de forma oficial, não tiveram nenhum retorno.

Em comunicado enviado para a reportagem na quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que há um pedido de poda do vegetal em tramitação, por isso, a proposta ainda não entrou na agenda de serviços da Semma com definição de data.

"Porém, como há a informação de que o vegetal apresenta risco de queda, uma equipe será encaminhada ao local para verificar a situação da árvore e definir quais serviços serão executados", disse Semma.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS