Giovane Campelo reclama de entulho jogado na calçada, na avenida João Paulo II, no Marco
Giovane é carpinteiro e diz que o acúmulo desse material na via pública pode causar acidentes de trânsito

Um entulho descartado na avenida João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém, está atrapalhando o ir e vir das pessoas que transitam naquele local. É o que denuncia o carpinteiro Giovane Campelo, de 45 anos. Ele passou pelo local na manhã desta segunda-feira (13).
Os resíduos sólidos foram deixados em frente a uma casa, no trecho entre as travessas Estrela e Mauriti. Esse material ocupa parte da rua e da via pública, obrigando os pedestres a desviarem o caminho. E, ao desviar, podem, inclusive, ser atropelados, já que é intenso o fluxo de veículos naquele perímetro da avenida.
"É arriscado. Pode acontecer até um acidente”, contou Giovane Campelo. Ele afirmou que, para coibir esse tipo de problema, é importante a participação dos moradores e, também, do poder público. “A população mesmo é que está fazendo essa imundície”, disse. “Tem que ter mais consciência e não fazer isso aí”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Giovane acrescentou que cabe ao poder público fiscalizar esse descarte irregular de entulho e multar quem joga esses resíduos nas vias públicas. “Se tivesse uma punição, acho que não existia mais isso aí”, disse. “Se cada uma fizer a sua parte, não vai acontecer isso. Não vai ficar esse caos aí”, afirmou. “Poder público e população têm que se unir para melhorar a cidade”, concluiu.
O que diz a Ciclus Amazônia
A Ciclus Amazônia informa que iniciou o serviço de coleta de lixo doméstico em linha com o planejamento definido para toda Belém. Em relação aos entulhos na avenida João Paulo II, a empresa reforça que, no bairro do Marco, a coleta de lixo doméstico segue normalizada e é realizada de segunda a sábado, a partir das 18h, inclusive no trecho mencionado.
A Ciclus Amazônia pede a colaboração de todos para que somente descartem lixo e entulho nos dias e horários definidos para cada bairro, evitando, assim, o acúmulo nas vias públicas. A empresa ressalta que tem trabalhado de forma incansável, com contingente maior que o previsto, para a retirada dos resíduos que já vinham sendo depositados em toda a cidade há meses.
Desde o início da operação da empresa, há duas semanas, mais de 2 mil funcionários e de 200 equipamentos trabalham na cidade, percorrendo mais de 20 mil km. O plano de coleta ainda pode sofrer alterações e caso ocorra será prontamente informado à população.
Projeto Você Repórter
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA