Você Repórter

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Autônomo Ronaldo Miranda denuncia descarte irregular de entulho no Guamá

O morador também destaca a falta de conscientização da população e de medidas eficazes por parte do poder público

Laura Serejo

O autônomo Ronaldo Miranda, de 47 anos, denuncia o descarte irregular de entulho e lixo na rua Paes de Souza, no bairro do Guamá, em Belém. Segundo ele, o acúmulo de resíduos ocupa a calçada, impede a passagem de pedestres e provoca mau cheiro. Entre os objetos já encontrados estão garrafas, restos de entulho e até animais mortos.

image Autônomo Ronaldo Miranda (Foto: Max Sousa | Especial para O Liberal)

Em registro feito na segunda-feira (8/9), o morador afirma que a situação é recorrente e causa transtornos. “É constante esse despejo de várias coisas: garrafa pet, entulho e até cachorro morto. Isso prejudica o meio ambiente e toda a população que precisa transitar por este local. É um problema crônico que nunca é resolvido”, relata.

Ele também destaca a falta de conscientização da população e de medidas eficazes por parte do poder público. “Pode até ter limpeza uma ou duas vezes na semana, mas logo voltam a jogar lixo. Falta conscientização das pessoas e também ação do poder público para fiscalizar melhor e orientar quem insiste em descartar resíduos por aqui”, afirma.

Segundo Ronaldo, a rua deveria ser um espaço de convivência, mas o problema se arrasta há anos e dificulta até a mobilidade. “É uma via bonita, com ciclofaixa, mas o lixo causa mau cheiro e atrapalha a circulação. A gente pede que os órgãos públicos olhem para essa situação, que é crônica de muitos anos”, desabafa.

Em nota, enviada dia 9 de setembro, a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, esclarece que o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas urbanas não é prática atribuível à empresa. Dentro de suas atribuições contratuais, a Ciclus investe continuamente em campanhas de educação ambiental e ações de conscientização comunitária para estimular o descarte correto. Ressaltamos que a prática irregular prejudica o meio ambiente, compromete a limpeza urbana e encarece a execução dos serviços, impactando também a empresa. Reafirmamos que não compete à empresa o poder de polícia para fiscalizar ou aplicar sanções, cabendo essa responsabilidade exclusivamente às autoridades públicas e que o compromisso é de atuar de forma técnica, transparente e colaborativa com o Poder Público e a sociedade, reforçando que a solução efetiva depende tanto da cidadania quanto da fiscalização adequada. 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informa que está atuando constantemente com os serviços de limpeza urbana no bairro do Guamá. "Após receber a denúncia, a Superintendência de Fiscalização e Satisfação das Obras e Serviços Públicos (SIFIS) vai enviar hoje mesmo uma equipe para a retirada do entulho. Além disso, nossos educadores ambientais vão ainda nesta semana ao local para informar à população sobre a importância do descarte correto de resíduos." acrescenta.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS