Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Autônomo José Carvalho reclama de falta de asfalto na travessa Carlos Carvalho

A obra de pavimentação não chegou a esse trecho e causa transtornos à comunidade

Eva Pires

Na travessa Carlos Carvalho com a rua São Miguel, no bairro do Jurunas, em Belém, os moradores estão revoltados com a falta de asfalto. A pavimentação foi prometida pelas autoridades, que chegaram a instalar uma placa no local indicando um orçamento de mais de R$ 2,5 milhões para a obra. Entretanto, o asfaltamento ficou incompleto e não alcançou esse trecho, como havia sido prometido, deixando a comunidade sem respostas. Além disso, há um poste na via sem iluminação, agravando a situação. Entre os insatisfeitos está o autônomo José Carvalho, de 63 anos.

"O asfaltamento das ruas foi prometido por um candidato a vereador, que veio aqui, mostrou no celular que estava tudo anotado e que ia ser feito serviço. Inclusive veio uma placa, falando que ia ser asfaltado a rua completa, só que só asfaltaram da Fernando Guilhon para a Cidade Velha. Essa área aqui não foi asfaltada, ela continua do mesmo jeito que estava", diz José.

Rua Carlos Carvalho, Jurunas Falta de pavimentação na travessa Carlos Carvalho, no bairro do Jurunas (Foto: Mariana Azevedo | O Liberal)

Com a chegada do "inverno amazônico", as chuvas aumentam, assim como os prejuízos dos moradores por conta do saneamento básico precárico na área. A rua fica alagada, e a água chega a invadir as casas, causando a perda de móveis e eletrodomésticos para muitos residentes.

"Temos uma vala aberta aqui. Nessa área que o lixo vem, entope tudo. Quando chove, alaga tudo, a água vem no meio da perna. E nós estamos aqui na espera, porque vai chegar o inverno e nós vamos ter dificuldades, como todos os anos temos", conta o autônomo.

Rua Carlos Carvalho, bairro Jurunas Poste sem iluminação na travessa Carlos Carvalho, no bairro do Jurunas (Foto: Mariana Azevedo | O Liberal)

A ausência de asfaltamento também dificulta a mobilidade da comunidade, especialmente para aqueles que possuem alguma limitação motora ou deficiência física. José cobra um posicionamento das autoridades competentes, bem como a solução dos problemas que a vizinhança enfrenta diariamente. 

"O meu padrasto é cadeirante e fica até difícil para sair. É isso mesmo, a gente só espera que o Poder Público dê um posicionamento, se vão ou não terminar o serviço que eles com certeza já receberam para fazer", conclui. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por meio do Departamento de Iluminação Pública, informou que, após o restabelecimento do poste de energia elétrica pela Equatorial, vai encaminhar uma equipe da Luz de Belém ao local para fazer a manutenção corretiva da área.
A secretaria reforçou que possui vários canais de comunicação para atender à população. Solicitações dos serviços de iluminação pública podem ser feitas pelo canal exclusivo de atendimento: 0800 000 3233.

"Para facilitar, ainda mais, o atendimento das solicitações referentes à iluminação pública dos bairros e distritos de Belém, a Prefeitura conta com outros canais: o portal Luz de Belém e o aplicativo de celular iluminaçãopúblicabelem. É importante que o usuário guarde o número do protocolo", afirmou a Seurb.

"Os moradores de Belém também podem fazer registros para a melhoria dos serviços na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, 1.622, bairro de Nazaré", completou a secretaria.

A equipe de reportagem solicitou uma nota à Secretaria Municipal de Saneamento Básico (Sesan) sobre a ausência de pavimentação na via, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

(Eva Pires, estagiária sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS