Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chá de cevada: veja o que é, seus benefícios para a saúde e como fazer

Utilizado como medicamento há mais de um milênio, o chá de cevada contém substâncias que previnem várias doenças

Thalles Leal

chá de cevada é produzido a partir dos grãos torrados desta planta. Seu sabor é levemente amargo e tostado, um pouco similar ao sabor do café. A bebida é rica em várias substâncias benéficas para o organismo humano, porém também contém outras cujos efeitos ainda não foram totalmente mapeados. Veja os benefícios, riscos e como preparar o chá:

VEJA MAIS

Chá verde: o que é, para que serve e como fazer
O chá verde estimula o emagrecimento, previne problemas cardíacos, diminui o risco de certas formas de câncer e traz vários outros benefícios à saúde

Chá de limão: veja o que é, seus benefícios para a saúde e como preparar
O limão é cheio de vitaminas e minerais que previnem pedras nos rins, a retenção de líquido, o envelhecimento celular e outras doenças

Chá mate: entenda o que é, seus benefícios e como fazer
O consumo de erva-mate está associado a melhoras em diversas funções do corpo, incluindo circulatório e imunológico

O que é o chá de cevada

Conhecido no Japão como mugicha, o chá de cevada é obtido através da torra dos grãos da planta. Seu sabor, apesar de amargo, é leve e até um pouco adocicado. Por isso, a maioria dos seus consumidores asiáticos o toma bem gelado, como refresco.

Na China, este chá é utilizado para tratar de diarréias e fadiga desde tempos medievos. No entanto, estas propriedades não foram provadas cientificamente.

Benefícios para a saúde

O chá de cevada é rico em vários tipos de antioxidantes que previnem problemas coronários, pressão alta, doenças neurológicas, envelhecimento e inflamações.

A composição química da cevada também pode prevenir câncer. Na China, uma pesquisa demográfica relacionou o alto consumo de cevada com menores quantidades de casos de câncer.

Possíveis riscos para a saúde

Se não forem bem torrados, os grãos de cevada podem conter altas doses de acrilamida, uma substância cujos benefícios e malefícios para a saúde humana ainda não foram totalmente catalogados.

Outro perigo é a alta concentração de glúten no grão, o que pode prejudicar a saúde das pessoas intolerantes a esta substância.

Como fazer chá de cevada

  1. Aqueça 1500ml de água e cerca de 10g de cevada tostada em fogo baixo, até o líquido adquirir uma coloração escura
  2. Coe e adoce a gosto.
Receita
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS