TRE do Pará recebe 6.800 novas urnas eletrônicas para as eleições 2024

Equipamentos são modelo 2022 (urnas novas). Segundo o tribunal, ainda estão previstos mais dois lotes de entrega

O Liberal
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE - PA) recebeu 6.800 urnas modelo 2022 (urnas novas) para as eleições municipais de 2024, nas quais os eleitores irão escolher os prefeitos e vereadores de suas cidades. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5), pelo Tribunal. Segundo o órgão, ainda estão previstos mais dois lotes de entregas no Pará. 

Com esse aporte de novos equipamentos, o TRE do Pará espera completar um total de 22.259 urnas eletrônicas que estarão disponíveis para serem usadas nas eleições municipais deste ano no estado, conforme os seguintes quantitativos por modelo:

  • UE2022: 8.179,
  • UE2020: 9.526
  • UE2015: 4.554

VEJA MAIS

image TSE abre espaço para que eleitores opinem sobre resoluções eleitorais de 2024
Formulário ficará disponível no Portal do TSE de 4 a 19 de janeiro, onde a população pode opinar em temas como pesquisa eleitoral

image Eleições 2024: ascensão da inteligência artificial na política preocupa Justiça Eleitoral
Aumento do uso de 'deepfake' tem feito tribunais e ministérios a se prepararem para garantir a transparência nas eleições municipais

O envio de novos equipamentos tem sido realizado Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de renovar parte do parque de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais 2024. Até o final de 2023, os Tribunais Regionais Eleitorais do país receberam 138.403 novos equipamentos, considerando também os quase sete mil enviados ao Pará. 

As 6.800 urnas recebidas pelo TRE até o momento foram enviadas em seis remessas. “Ainda está prevista chegar a sétima remessa, com 1.200 urnas, neste mês de janeiro. Estamos no aguardo da confirmação do fabricante”, informou o chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas do TRE do Pará, Tiago Neves.

Depois, ficará pendente a entrega de 179 urnas, que corresponde à oitava parcela. “Com elas, iremos completar o planejamento de fornecimento do TSE para o TRE do Pará, de 8.179 urnas eletrônicas modelo 2022, para as eleições deste ano”, explica.

Urnas modelo 2022

De acordo com o TSE, as urnas modelo 2022 possuem as mesmas inovações tecnológicas implementadas na urna modelo 2020. Elas são mais ergonômicas, possuem um processador mais potente e são 18 vezes mais rápidas do que o modelo anterior, fabricado em 2015.

Com a renovação do parque de urnas, o TRE do Pará ficará com 80% dos equipamentos no modelo 2020 e 2022, segundo a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro. "O modelo mais antigo a ser usado nas eleições de 2024 será o de 2015. E em 2024, a administração vai priorizar a reforma do Depósito de Urnas, em Ananindeua, com o objetivo de deixá-lo adequado para a guarda e conservação do parque de urnas”, declarou. 

Eleições municipais 2024: a um ano do pleito, ampliam-se as movimentações e estratégias

image STF determina gratuidade no transporte público nas eleições de 2024
Defensora pública observa que em 2022 a liberação do transporte público reduziu a abstenção no segundo turno

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, a renovação do parque de urnas eletrônicas é importante para a evolução do processo de votação no Brasil.  Ele explica que os novos modelos de urnas já utilizados na eleição passada e agora ampliados, inclusive para a região do interior do estado, "trazem um monitor maior, com mais resolução, e com mais uma grande inovação no terminal do mesário, que vai permitir a utilização de um sistema com mais informações para que ele possa gerenciar melhor o processo de votação”.

Felipe Brito afirma também que as novas urnas trazem um aprimoramento e, "futuramente, isso garantirá ainda a inserção de novas camadas de segurança com algoritmos de criptografia de maior complexidade, entre outras tecnologias, que serão agregadas ao longo dessa evolução do processo de votação eletrônica”. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA