CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF forma maioria para validar juiz de garantias em todo o país

Ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Edson Fachin se manifestaram favoravelmente ao modelo

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou uma maioria de votos favoráveis nesta quinta-feira (17) à constitucionalidade da adoção do mecanismo do juiz de garantias em todo o sistema judiciário brasileiro.

A votação atual apresenta um placar de 6 votos a favor e 1 contra a implementação desse modelo. No sistema do juiz de garantias, o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que supervisiona as medidas cautelares durante o processo criminal. Além disso, a Corte discute a possibilidade de estabelecer um prazo de dois anos para que os tribunais do país efetivem a implementação desses novos juizados.

VEJA MAIS

image Zanin pede vista para analisar recurso sobre revisão de toda vida
Julgamento da ação estava em andamento no plenário virtual da Corte

image Em plenária do STF, Moraes vota por tornar réus mais de 70 envolvidos em atos de 8 de janeiro
Esse é mais um grupo de denúncias em que não há deliberação presencial, apenas votos depositados eletronicamente

image STF aprova reajuste de 5,4% no orçamento para 2024 prevendo aumento de salário dos ministros
Proposta engloba escalonamento de salários dos ministros: até 2024, a remuneração dos magistrados atingirá o patamar de R$ 46,3 mil

Julgamento foi interrompido e será retomado na semana que vem

Até o momento, os ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Edson Fachin se manifestaram favoravelmente ao juiz de garantias. Já o relator do caso, Luiz Fux, opinou que a aplicação desse modelo não é compulsória. Após a maioria dos votos favoráveis ser alcançada, o julgamento foi interrompido e será retomado na peóxima semana.

Originalmente, a adoção do juiz de garantias estava programada para entrar em vigor em 23 de janeiro de 2020, de acordo com as disposições do Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional. Entretanto, essa implementação foi suspensa por meio de uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA