CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF forma maioria e revalida resolução do TSE contra fake news

Desde as eleições de 2022 que o tribunal eleitoral pode agir de ofício, ou seja, sem necessidade de provocação

O Liberal
fonte

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) revalidou, nesta sexta-feira (15), a manutenção da resolução que ampliou os poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação durante as eleições de 2022.

Em 2022, essas diretrizes foram ratificadas pela Corte durante o período eleitoral, quando os ministros rejeitaram uma ação proposta pelo ex-procurador-geral da República, Augusto Aras, que buscava suspender a normativa. Aras alegou que as regras poderiam resultar em censura prévia de conteúdos na internet.

VEJA MAIS

image Decisão do STF que eleva risco de judicialização contra imprensa replica conceito do PL das Fake News
Advogados avaliam que equiparação de veículos de imprensa com plataformas não se justifica

image "Congresso está devendo regulamentação das mídias", diz Moraes
Ministro do STF afirma que empresas de tecnologia devem ser responsabilizadas por disseminação de notícias falsas

image 'Google mentiu e influenciou votação do PL das fake news', afirma relator
O parlamentar disse o uso de anúncios pelo Google caracterizam abuso do poder econômico e do poder de mercado da plataforma

Nesta semana, o STF esteve analisando um recurso da gestão anterior da Procuradoria-Geral da República contra a decisão que validou a norma. Até o momento, seis dos dez ministros votaram pela permanência da resolução. Os votos foram proferidos pelos ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Moraes, que também preside o TSE, destacou em seu voto a necessidade de o Estado reagir contra os "efeitos nefastos" da desinformação. “A propagação generalizada de impressões falseadas de natureza grave e antidemocrática, que objetivam hackear a opinião pública, malferem o direito fundamental a informações verdadeiras e induzem o eleitor a erro, cultivando um cenário de instabilidade que extrapola os limites da liberdade de fala, colocando sob suspeita o canal de expressão da cidadania”, afirmou.

Regras

A Resolução 23.714/2022 ampliou o poder de polícia do tribunal para atuar de ofício, ou seja, sem necessidade de provocação.

Conforme o texto, o presidente do TSE pode ativamente remover postagens e perfis em redes sociais que reproduzam conteúdos considerados falsos pela Justiça Eleitoral. O prazo concedido às plataformas para acatar as decisões foi reduzido para duas horas, com multas variando entre R$ 100 mil e R$ 150 mil por hora em caso de descumprimento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA