CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Rachadinha': Ministro Fux acata pedido da PGR e abre inquérito para investigar Janones

Áudio revelado na semana passada mostra deputado federal pedindo parte dos salários dos assessores de seu gabinete

O Liberal
fonte

Atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, abriu um inquérito nesta segunda-feira (4) para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de "rachadinha". Áudio divulgado na semana passada pelo portal Metrópoles mostra Janones pedindo parte dos salários dos assessores de seu gabinete. 

VEJA MAIS

image Áudio contradiz versão de Janones e indica que ele já tinha mandato durante suposta 'rachadinha'
Na gravação, o deputado federal cita a sessão plenária da Câmara dos Deputados e a apresentação de projetos de lei

image Janones na berlinda por suspeita de 'rachadinha'

Com a decisão, a Polícia Federal tem um prazo inicial de 60 dias para realizar as diligências. Os investigadores estão autorizados a tomar o depoimento do próprio deputado e de seus assessores e ex-assessores. 

Para Fux, os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal "se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento. Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo detentor de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados", escreveu. 

image Gleisi Hoffmann se diz 'solidária' ao deputado Janones em relação a acusações de rachadinha
Presidente do PT afirma que 'extrema-direita não perdoa Janones por sua atuação política'

image Oposição diz que acionará PGR contra Janones após áudio que aponta ‘rachadinha’ no gabinete
Parlamentares manifestaram repúdio à prática de rachadinha e pedem investigação sobre o caso

No pedido de abertura de inquérito, a PGR citou os possíveis crimes de associação criminosa, peculato (desvio de recursos públicos) e concussão (exigir vantagens em função do cargo que ocupa). André Janones também já é alvo de pedido de cassação de mandato na Câmara dos Deputados por quebra do decoro parlamentar.

Nesta segunda-feira (4), ele usou suas redes sociais para comentar sobre a abertura do inquérito. 

image Queiroz ri e ironiza áudio vazado de Janones: 'rachadona'
Gravação feita por um ex-assessor revela um suposto esquema de 'rachadinha' no gabinete de André Janones. 'Acuse-os do que você é, chame-os do que você faz', escreveu Fabrício Queiroz

image Em áudio, Janones pede parte do salário dos assessores; deputado nega 'rachadinha'
Nas gravações, André Janones argumenta que precisa do dinheiro para despesas pessoais, incluindo 'casa, carro, poupança e previdência'

"As mentiraiadas contra mim estão com prazo contado: 60 DIAS! Depois de uma semana inteira de massacres, finalmente a verdade aponta no caminho: o Ministro Fux ACABA DE AUTORIZAR a abertura do inquérito para que toda essa trama bolsonarista criada para me sepultar politicamente seja apurada e esclarecida", escreveu.

Ele argumenta que, dentro desse prazo de dois meses, será ouvido, bem como seus assessores e ex-assessores. "Assim, restará comprovado CABALMENTE que NUNCA houve qualquer crime cometido em meu gabinete. Fico feliz com a celeridade com que tudo tem sido tratado e muito certo de que a verdade SEMPRE prevalecerá! Com fé em Deus, eu serei honrado por Ele mais uma vez e vou seguir minha trajetória de cabeça erguida, combatendo os fascistas, lutando pelo povo que mais precisa e pela democracia! Guardem esse tuíte: Quem viver, verá!"

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA