Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco pede retratação de Lula por fala sobre Israel

Pacheco declarou que conflitos na Faixa de Gaza não podem ser comparados ao Holocausto

O Liberal
fonte

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pediu, nesta terça-feira (20), uma retratação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as falas polêmicas envolvendo o conflito na Faixa de Gaza

VEJA MAIS

image Chanceler Mauro Vieira debaterá crise com Israel no Senado em março após declarações de Lula
Convite vem após reações intensas de Israel às declarações de Lula comparando ações em Gaza ao Holocausto

image O que significa persona non grata? Entenda o termo atribuído a Lula pelo governo israelense
Presidente brasileiro não é mais bem-vindo em Israel e perdeu privilégios como representante oficial, até que se desculpe pela comparação entre a morte de palestinos em Gaza com o Holocausto

image Embaixador da Palestina defende fala de Lula sobre conflito: 'Contribui na busca pela paz'
Lula comparou as ações do Estado de Israel ás das forças nazistas responsáveis pelo holocausto

“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada”, afirmou em discurso no plenário da Casa Alta.

Segundo a análise de Pacheco, apesar da reação de Israel ser “indiscriminada e desproporcional”, os ataques contra o Hamas não podem ser comparadas ao Holocausto. “Ainda que a reação perpetuada pelo governo de Israel venha a ser considerada indiscriminada e desproporcional, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo”, disse.

O presidente do Senado reforçou que a Casa condena o “ataque terrorista” do Hamas a Israel e também “reações desproporcionais e o uso de violência irracional que tenham ocorrido ou estejam ocorrendo na Faixa de Gaza”.

“Contudo, não podemos compactuar com as afirmações que compararam a ação militar que está ocorrendo na região neste momento com o Holocausto, o genocídio contra o povo judeu perpetrado pelo regime nazista na Segunda Guerra Mundial”, pontuou.

No último domingo (18), Lula comparou as ações israelenses na Faixa de Gaza ao extermínio de 6 milhões de judeus, promovido por Adolf Hitler (1889-1945) na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA