PF vai indiciar Antônio Doido por obstrução de justiça por ter jogado celulares pela janela

Celulares foram jogados pela janela durante busca e apreensão no apartamento do parlamentar, alvo da Operação Igapó

O Liberal

A Polícia Federal (PF) indiciará por obstrução de Justiça o deputado Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido. A decisão ocorre após a PF encontrar celulares jogados pela janela durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento funcional do parlamentar, nesta terça-feira (16).

O parlamentar é um dos alvos da Operação Igapó, que investiga uma organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Detalhes da Investigação

Policiais federais cumpriram 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no estado do Pará e no Distrito Federal. O relator do caso na Corte é o ministro Flávio Dino.

De acordo com a Polícia Federal, os investigados desviavam verbas públicas de emendas parlamentares e recursos estaduais. Para isso, utilizavam fraudes em processos de licitação. O dinheiro desviado era então usado para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

VEJA MAIS

image Agentes da PF encontraram celulares na área externa de prédio em que Antônio Doido mora
Operação Igapó foi autorizada pelo Ministro Flávio Dino, na manhã desta terça-feira (16)

image Flavio Dino autoriza buscas em apartamento do deputado Antônio Doido
Medida faz parte da Operação Igapó, da Polícia Federal

Os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Inelegibilidade Anterior

No início deste mês, a Justiça Eleitoral tornou Antônio Leocádio inelegível por oito anos. A decisão foi tomada pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais para prefeito em 2024.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o juiz eleitoral concluiu que o réu utilizou recursos públicos provenientes de emendas parlamentares para promover sua imagem e influenciar o eleitorado, caracterizando abuso de poder político.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA