PF cumpre mandados em Belém durante operação contra o prefeito de Macapá (AP)
Antônio Paulo de Oliveira Furlan é suspeito de irregularidades no processo de construção do Hospital Geral Municipal da capital amapaense
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) uma operação para apurar suspeitas de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro relacionados à construção do Hospital Geral Municipal de Macapá (AP). Além da capital amapaense, agentes da PF cumprem mandados em Belém (PA). Um dos alvos da investigação é o prefeito da cidade amapaense, Antônio Paulo de Oliveira Furlan (MDB). As informações são da TV Globo.
Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Macapá e dois em Belém (PA). Na capital paraense, a operação ocorreu em endereços nos bairros do Umarizal e Fátima, mas a Polícia Federal não deu mais detalhes sobre a ação na cidade.
Veja mais
De acordo com as investigações, um esquema criminoso envolvendo agentes públicos e empresários tinha como objetivo direcionar a licitação do projeto de engenharia e execução da obra do hospital. O contrato, avaliado em R$ 69,3 milhões, foi assinado em maio de 2024.
"O grupo utilizava mecanismos de dissimulação patrimonial, incluindo entregas físicas de numerário e movimentações bancárias para ocultar a origem ilícita dos valores", informou a PF.
Durante uma visita às obras do hospital, no mês passado, o prefeito Furlan se envolveu em uma confusão com jornalistas ao ser questionado sobre a demora para conclusão do empreendimento. Em vídeo, ele aparece agarrando o pescoço de um integrante da equipe de reportagem.
A PF também identificou indícios de desvio de verbas da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Segundo os investigadores, um dos suspeitos teria realizado saques que somam aproximadamente R$ 9 milhões em espécie.
Crimes investigados
Os envolvidos podem responder pelos crimes de:
- corrupção passiva,
- corrupção ativa,
- peculato,
- lavagem de dinheiro,
- fraude em licitação.
Em nota, a Prefeitura de Macapá informou que aguarda a conclusão dos fatos noticiados na manhã desta quarta-feira (03), e ressalta sua confiança na seriedade e independência da Justiça. "A gestão municipal está à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários, pois atua com responsabilidade e dentro da legalidade de seus atos administrativos".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA