Opositora de Maduro não consegue registrar candidatura para eleição por falha no sistema

Corina Yoris foi indicada ao pleito após principal adversária de Maduro ser impedida de concorrer

O Liberal

A candidata à Presidência da Venezuela, Corina Yoris, não conseguiu registrar a sua inscrição para concorrer às eleições do país, que acontecem em 28 de julho deste ano. A informação foi divulgada por Omar Barboza, representante da coalizão de oposição, em vídeo publicado no X (antigo Twitter).

O prazo se encerrou às 1h da manhã (horário de Brasília) desta terça-feira (26). No entanto, Yoris afirma que passou a segunda-feira (25) sem acesso ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE). No vídeo publicado por Barboza, a oposição do atual governo diz que foram realizadas tentativas durante todo o dia.

Barboza apontou “violação” dos direitos daqueles que “querem votar pela mudança” e exigiu a reabertura do registro. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se registrou durante a tarde de ontem. Ele está no poder desde 2013 e busca a reeleição para o terceiro mandato consecutivo. Se eleito, ele ocupará o cargo por mais seis anos, até 2030.

VEJA MAIS

image Maduro não dá sinais de que vá permitir eleições limpas na Venezuela
Acordo de Barbados, celebrado entre o governo venezuelano e a oposição, previa que em 2024 a eleição presidencial ocorreria sem interferências

image Organizações denunciam escalada de repressão na Venezuela após prisão de ativista
Rocío San Miguel, acusada de 'terrorismo' pelo governo venezuelano, continua detida

image Eleição presidencial da Venezuela já tem data marcada
O anúncio foi feito pelo chefe do Conselho Nacional Eleitoral nesta terça-feira (5)

“Se não me deixam participar e Maduro impõe um candidato, há votação, não eleição. Eles estão tirando o direito de escolha. Estão dizendo: vote nisso. É um ato mecânico. O que procuramos não é votar, mas sim escolher”, disse Yoris em vídeo publicado em seu perfil no X.

Corina Yoris foi indicada pela oposição após a principal adversária de Maduro, María Corina Machado, ex-deputada da Venezuela, ser proibida pela Justiça de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos, o que inviabiliza a candidatura à Presidência.

Segundo o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, Machado teria participado de uma “trama de corrupção”. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA