No Pará, políticos criticam fala sexista e líderes do Podemos pedem desfiliação de Arthur do Val

O senador Paulo Rocha, a deputada federal Elcione Barbalho e a vereadora de Belém Lívia Duarte

Enize Vidigal
fonte

O polêmico áudio vazado pelo deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos) sobre a objetificação sexual de mulheres vítimas da guerra na Ucrânia, também teve repercussão negativa entre os políticos do Pará, especialmente junto às mulheres parlamentares. Os irmãos Ígor e Renan Normando, que são deputado estadual e vereador de Belém pelo Podemos, também criticaram a declaração de Arthur e afirmaram terem pedido a desfiliação dele à executiva nacional do partido.

Dentre os três senadores do Pará, o único que comentou o caso nas redes sociais foi Paulo Rocha. “Veja bem o caráter do aliado do Moro!” postou no Instagram. E, no Twitter, ele alertou que a imunidade parlamentar não pode servir para a impunidade do caso, além de cobrar que Arthur do Val deponha na Comissão de Direitos Humanos do Senado por esse "ato hediondo”.

VEJA MAIS

image ​Áudios vazados de Arthur do Val são 'asquerosos', afirma Bolsonaro
Além do chefe do Executivo, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, alegou que faria uma mobilização em prol da cassação do mandato do político na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

image Após fala sobre ucranianas, senadores da base de Moro pedem expulsão de Arthur do Val do Podemos
Em meio à crise, o partido soltou nota contra Arhur e ele retirou a pré-candidatura ao governo de São Paulo.

“Repúdio total à fala sexista e preconceituosa do deputado Arthur do Val”, escreveu Ígor Normando, único representante do Podemos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O partido não possui deputado federal no Pará. Outro vereador da legenda em Belém, Miguel Rodrigues, não postou sobre o assunto.

A deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) postou nota de repúdio afirmando que, na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a Câmara Federal, “farei o possível para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo instaure uma sindicância e casse o mandato do deputado”. Enquanto a deputada federal Vivi Reis (PSOL-PA) compartilhou o vídeo com explicações de Arthur e escreveu: “Quem se empolga com mulheres num campo de guerra vulneráveis, refugiadas? Essa é a cultura do estupro mostrando sua face e os seus agentes”.

image Petição pede a cassação de deputado Arthur do Val após áudio sobre mulheres ucranianas
O documento já foi assinado por 55 mil pessoas

image 'Foi machista': deputado Arthur do Val se desculpa após fala sexista contra refugiadas da Ucrânia
O deputado do Podemos-SP disse que as ucranianas são "fáceis, porque são pobres"

A maioria da bancada feminina da Alepa comentou o assunto nas redes: “Não há desculpas para um deputado incentivar turismo sexual e assediar mulheres vítimas refugiadas da guerra”, disse Marinor Brito (PSOL). “Não vamos tolerar atitudes machistas e misóginas! Basta!”, escreveu Gilvanda Faro (PT). “Deputado ‘fácil’ é ser homem branco investido do seu cargo para propagar machismo estrutural tendo como ferramenta uma situação delicada e desumana vivida pela população da Ucrânia neste momento de conflito armado”, criticou Michele Begot (PSD).

Já a deputada Renilce Nicodemos e a vereadora de Belém, Blenda Quaresma, ambas do MDB, compartilharam o áudio vazado do deputado e escreveram críticas contundentes como “desumanização das mulheres” e “repugnante”. Outra vereadora da capital paraense, Lívia Duarte (PSOL), destacou “a dimensão pública do contrato sexual através da conivência parlamentar com a violência contra mulheres”.

image Na Ucrânia, 'Mamãe, Falei' diz que refugiadas são 'fáceis, porque são pobres' e revolta a web
Em áudio, o deputador Arthur do Val (Podemos) chega a comparar as mulheres ucranianas com as brasileiras. A deputada estadual de São Paulo, Isa Penna (PSOL), vai entrar com representação contra parlamentar

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA