Ministro de Lula defende resposta dos Três Poderes às declarações de Musk: 'soberania atacada'

Elon Musk acusa ministro do STF Alexandre de Moraes de 'promover censura no Brasil' e afirmando que o magistrado deveria renunciar ou sofrer impeachment.

O Liberal
fonte

O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou sobre as recentes declarações do empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e as decisões da justiça brasileira que afetam a plataforma. Padilha falou sobre o assunto durante workshop “Inteligência Artificial: Convergências E Divergências Sobre Como Regular”, realizado na faculdade IDP, em Brasília.

Para o ministro, os Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - precisam dar uma resposta às declarações de Musk, classificadas por Alexandre Padilha como um "ataque" à soberania nacional. 

“Nós sabemos o que está em jogo nesse ataque. Eu acho que nós temos o dever, a sociedade brasileira, as instituições brasileiras, os Três Poderes, o Executivo, o Congresso Nacional e o Judiciário, de dar uma resposta política e institucional a esse ataque”, declarou o ministro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A nossa soberania está sendo atacada, nós vamos responder com mais soberania”, declarou Padilha.

VEJA MAIS

image Empresa de Elon Musk domina 90% das cidades que possuem internet por satélite na Amazônia
Operações da Starlink na região começaram em 2022 e já abrangem cerca de 90% dos municípios

image Musk x Moraes: imprensa internacional repercute embate entre bilionário e ministro do STF
Bilionário criticou Alexandre de Moraes e ameaçou descumprir decisões da Justiça brasileira. Jornais dos Estados Unidos e de países da Europa noticiaram o caso

Em uma série de publicações na rede social X, Musk criticou decisões de Moraes, acusado pelo empresário de “promover censura no Brasil”. Elon Musk também ameaçou descumprir ordens da justiça brasileira e pediu renúncia ou impeachment do ministro do STF, 

“Este indivíduo, um milionário que tem interesse direto nesse tema, fez um ataque à Suprema Corte. Ele disse que a Suprema Corte está praticando a censura no país”, declarou o ministro Alexandre Padilha, sem cita o nome de Musk. 

image Entenda como começou o embate entre Musk e Moraes e veja os desdobramentos
Bilionário dono do X, antigo Twitter, desafiou ministro do STF e chegou a defender o impeachment de Moraes

image Alexandre de Moraes determina a inclusão de Elon Musk no inquérito das fake news
Moraes fixou multa diária de R$ 100 mil à plataforma e a cada perfil que descumprir as determinações da Suprema Corte ou do TSE; entenda

“Eu acho que a resposta mais eficiente que nós temos é nos dedicarmos integralmente nos próximos dias para constituir, de um lado, o apoio necessário à Suprema Corte, aos instrumentos de investigação, de apuração e de cumprimento da justiça no nosso país, que estão fazendo um trabalho incansável em relação ao conjunto de inquéritos, do mal uso das redes sociais para propagar o ódio, para atentar contra a democracia, para praticar crimes, que são crimes na vida real e as pessoas acham que não são crimes por estarem no mundo digital”, continuou o ministro. 

Padilha ainda manifestou solidariedade ao STF pelos últimos acontecimentos. 

“Não é um ministro individualmente que está sendo atacado. É um ataque inadmissível. É a Suprema Corte brasileira e o conjunto daqueles que defendem a soberania do nosso país”, afirmou.

image Musk aconselha brasileiros a usar rede privada virtual para acessar o X, antigo Twitter
O empresário orientou os brasileiros a usarem VPN, rede também utilizada por ativistas e criminosos para esconder a identidade na internet

image Filial brasileira do X estuda alternativas às decisões de Moraes; veja quais.
As recentes ações judiciais no Brasil geram incertezas para a plataforma X, com a filial brasileira considerando três possíveis caminhos a seguir.

Alexandre Padilha também comparou Musk com o empresário norte-americano John Textor, dono do time de futebol Botafogo, que acusou recentemente o futebol brasileiro de manipulação de resultados.

“Esses dois têm uma característica muito parecida, são bilionários que acumularam bilhões, bilhões, bilhões de reais nesse mundo globalizado, muitas vezes apoiando regimes antidemocráticos como a apartheid e se enriquecendo com a situação, ou fazendo campanha por golpes, dizendo que poderia apoiar qualquer golpe no país, e desrespeitando as instituições e o Estado democrático de direito com um país como o Brasil”.

image Musk defende renúncia ou impeachment de Moraes: 'traiu a constituição e o povo do Brasil'
Em uma nova publicação, dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, voltou a criticar decisões do ministro do STF e afirmou que a rede social vai publicar tudo o que é exigido por Moraes

image Ministro da AGU defende regulamentação 'urgente' das redes após falas de Musk sobre Moraes
Jorge Messias afirmou que "bilionários com domicílio no exterior" não podem ter controle de redes sociais e violar o Estado de Direito

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA