CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro das Cidades, Jader Filho, cumpre agenda em Belém e recebe líderes internacionais

Titular da pasta também vai participar de outros eventos que acontecem na capital nesta semana

O Liberal
fonte

O Ministro das Cidades, Jader Filho, estará em Belém nesta próxima semana para cumprir agenda ministerial que inclui reuniões, fóruns e eventos, com a participação de representantes internacionais para tratar de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

Na segunda-feira (15), Jader Filho vai participar de dois eventos em Belém. Pela manhã, o ministro apresenta uma nova Instrução Normativa (IN) de Incentivo ao Minha Casa, Minha Vida para a Região Norte, às 11h. Já à tarde, a partir das 14h, preside a reunião Ministerial dos Países Amazônicos do Fórum de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe (MINURVI 2024).

Veja a entrevista completa:

A IN inclui mudanças no programa habitacional, com o objetivo de melhorar o financiamento do MCMV pelo Governo Federal. A reunião do MINURVI terá a presença de autoridades governamentais dos países integrantes da organização para discutir sobre políticas públicas nacionais de habitação e desenvolvimento urbano à realidade amazônica. Foram convidados representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Na manhã do dia 16, Jader Filho vai estar presente na primeira sessão da plenária anual do Fórum de Cidades Amazônicas. Além de aprovar o plano de trabalho do fórum para 2024 e 2025, o encontro deve tratar da realização de debates temáticos e diversas iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável das cidades membros. Será discutida a resiliência urbana na Amazônia e a mobilização de recursos para reforçar a adaptação climática.

VEJA MAIS

image Força-tarefa 'Bota Pra Andar' obras paralisadas do Minha casa Minha Vida no Pará
Reunião de abertura ocorreu nesta segunda, na Fiepa, e contou com a participação de prefeitos e representantes de diversas instituições

image Jader Filho diz que Belém receberá fórum e reuniões do G20 em 2024
Ministro das Cidades, Jader Filho informa que diversas tratativas com líderes mundiais estão em curso e anunciou para final de março a divulgação de outras obras contempladas pelo PAC Seleções

image Ministério das Cidades destina R$ 11,4 milhões para os municípios paraenses de Breves e Afuá
Os recursos são destinados a obras de infraestrutura viária e urbana

A expectativa é que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assim como outros membros da gestão municipal, representantes dos governos nacionais, Vanessa Grazziotin, Diretora Executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e organizações relevantes no ecossistema de desenvolvimento urbano sustentável e questões climáticas ativas na Amazônia participem do evento.

Pela tarde, Belém recebe representantes de cidades e governos nacionais para participar de atividades presenciais realizadas na região pela plataforma UrbanShift, que abordam o desafio de combater os impactos das mudanças climáticas e melhorar o desenvolvimento local. Além de Jader Filho, cerca de 250 pessoas de mais de 30 cidades e 12 países devem comparecer.

A agenda do ministro se encerra na cidade com a participação no 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, que acontece na quarta-feira (17). No evento, será discutida a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento e a contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento à emergência climática, por meio de ações colaborativas nos 5 caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA