Jair Bolsonaro depõe à PF sobre suposta importunação a baleia em São Sebastião

O veículo supostamente pilotado pelo ex-presidente chegou a 15 metros do animal

O Liberal
fonte

Jair Bolsonaro, ex-presidente, compareceu à sede da Polícia Federal (PF) em São Paulo para prestar depoimento sobre uma alegada importunação intencional a uma baleia em São Sebastião, litoral norte do estado, no ano de 2023. A oitiva estava prevista para às 13h30 desta terça-feira (27).

Este é o sétimo depoimento que Bolsonaro presta à PF desde que deixou o Palácio do Planalto. Seu advogado, Fabio Wajngarten, também está programado para ser ouvido pela polícia.

VEJA MAIS

image Bolsonaro presta novo depoimento à Polícia Federal nesta terça (27)
Desta vez, o ex-presidente está sendo investigado em um caso de suposta importunação intencional a uma baleia no litoral norte de São Paulo, episódio ocorrido em junho de 2023

image Fala de Bolsonaro em ato em SP pode ser incluída em investigação da PF
Ex-presidente se defendeu das acusações sobre suposto plano de golpe

O inquérito foi iniciado com base em um vídeo divulgado nas redes sociais, onde uma moto aquática com o motor em funcionamento se aproxima a cerca de 15 metros de um animal, supostamente uma baleia jubarte. Os investigadores suspeitam que Bolsonaro estivesse pilotando o veículo.

Fontes da Polícia Federal envolvidas na investigação informaram à CNN que existem evidências substanciais para sustentar a acusação de crime ambiental, uma vez que há registros em vídeo divulgados nas redes bolsonaristas.

No entanto, a lei refere-se ao "molestamento intencional", e é exatamente pela falta de intencionalidade que a defesa do ex-presidente deverá argumentar. 

Quanto às alegações de perseguição em relação ao inquérito, membros da PF afirmam que não iniciaram a investigação por conta própria. A corporação agiu em resposta a uma solicitação do Ministério Público Federal, fundamentada em uma multa aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o órgão responsável pela fiscalização ambiental.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA