CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ibaneis Rocha retorna ao cargo após afastamento temporário

Governador do DF fala em 'apagão geral' em 08/01 e minimiza responsabilidade de Torres

O Liberal
fonte

Nesta quinta-feira (16), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou ao cargo após um período de 65 dias afastado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O afastamento ocorreu durante as investigações sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. Em princípio, a decisão valeria até 9 de abril, mas Moraes autorizou o retorno do governador na quarta-feira, dia 15.

Durante o período de afastamento, o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, foi preso por causa das falhas na segurança durante os atos do dia 8 de janeiro e prestou depoimento nesta quinta-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ibaneis procurou minimizar a responsabilidade de Torres, afirmando que "o que aconteceu no dia 8 foi imprevisível" e que houve falhas da Polícia Militar do Distrito Federal e do batalhão do Exército que defendia o Palácio do Planalto.

Decisão do STF falava em "diversos e fortíssimos indícios”

A decisão de Moraes que resultou no afastamento de Ibaneis declarava que "diversos e fortíssimos indícios apontam graves falhas na atuação dos órgãos de segurança pública do Distrito Federal, pelos quais é o responsável direto o governador". Segundo o ministro, o governo do DF foi omisso para combater e retirar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que estavam vandalizando e destruindo os prédios públicos dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.

Moraes disse que o afastamento do governador não era mais necessário

Na quarta-feira, dia 15, Moraes autorizou o retorno imediato de Ibaneis Rocha ao cargo. Segundo o ministro, no momento atual da investigação, o afastamento do governador não é mais necessário. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também foi a favor da recondução. Na ausência do emedebista, a vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu o cargo.

Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, Ibaneis afirmou que não manteve contato com membros do governo enquanto esteve afastado.

VEJA MAIS

image Ex-ministro Anderson Torres depõe em ação que pode pode tornar ex-presidente Bolsonaro inelegível
Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Jair Bolsonaro foi protocolada pelo PDT

image Alexandre de Moraes revoga afastamento do governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal
Governador retoma imediatamente o mandato e afirma que confiava na Justiça

image 'Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os Três Poderes', afirma Ibaneis Rocha
Governador afastado do DF, Ibaneis é alvo de uma operação da Procuradoria-Geral

O governador também procurou líderes do MDB para buscar apoio para retornar ao poder antes do prazo de 90 dias determinado por Moraes.

Ibaneis entrou em contato com os ex-presidentes José Sarney e Michel Temer, além do presidente da sigla, Baleia Rossi (MDB-SP), entre outras lideranças. "Entendi a decisão do Alexandre de Moraes. Aquilo era o que deveria ser feito pela defesa da democracia", disse Ibaneis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA