CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo federal determina reserva de 30% de cargos de confiança para negros até 2025

Assinatura do decreto se deu em uma cerimônia no Palácio do Planalto

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto nesta terça-feira (21) determinando que, pelo menos, 30% dos cargos e funções de confiança do governo federal sejam ocupados por negros. Esses cargos são preenchidos por livre nomeação, sem a necessidade de concursos, e a medida estabelece que esse percentual mínimo de reserva de vagas seja alcançado até o final de 2025.

A assinatura do decreto foi realizada em uma cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A ministra anunciou ainda a criação do programa Juventude Negra Viva, que tem como objetivo articular políticas públicas para crianças negras. Ela afirmou que o governo federal vai trabalhar para que mais nenhuma pessoa negra "passe por fome, por tiro, por falta de oportunidade e pelo racismo sistêmico".

VEJA MAIS

image Crescimento do protagonismo negro em telenovelas é reflexo de resistência
“Amor Perfeito”, nova novela das 18h da Globo, que traz um casal interracial com um filho negro como personagens principais, chama atenção para a necessidade da diversidade

image Homem é condenado após anunciar a ‘venda’ de um homem negro na internet: ‘escravo baratinho’
Acusado e vítima faziam parte da mesma igreja; defesa afirma que era ‘brincadeira’

image Advogados pedem R$ 1 milhão de indenização a jovem negro algemado e arrastado por PM em moto
Jovem que foi puxado por um policial após ser preso sob acusação de tráfico de drogas e pilotar uma moto sem habilitação

Ministra estima que índice de ocupação de cargos por negros chega a 5%

A ministra Anielle Franco afirmou também que o governo está levantando o número atualizado de cargos comissionados ocupados atualmente por negros, e o dado consolidado deverá sair até junho. Ela estima que o número deve ficar abaixo de 5%.

Durante a cerimônia, o governo anunciou a criação de três grupos de trabalho que devem elaborar estudos sobre a promoção da igualdade racial. Um dos GTs será voltado para enfrentar o racismo religioso.

Titulação de terras para os quilombolas

Outra iniciativa anunciada foi o programa Aquilomba Brasil, para a promoção dos direitos da população quilombola. A iniciativa será desenvolvida em três eixos.

O primeiro é a titulação de terras para os quilombolas, que será realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O segundo eixo é a ampliação das cotas para a população quilombola no ensino superior, por meio de uma parceria com o Ministério da Educação. Já o terceiro eixo é a expansão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em territórios quilombolas, além da retomada do Luz Para Todos e do Programa Nacional de Habitação Rural nessas comunidades.

image Imagens de ação policial que resultou na morte de homem negro reacendem protestos nos EUA
Cinco ex-policiais foram presos acusados pelo homicídio

image Mototaxista negro abaixa as calças em supermercado para provar que não roubou picanha; vídeo
Homem alega que seguranças não deixaram que a vítima mostrasse a nota fiscal antes da abordagem

image Garotinho se emociona ao encontrar Papai Noel negro em shopping: ‘É da minha cor’
A criança não conteve a emoção e correu para abraçar o bom velhinho. Todo o momento foi registrado pela prima de Rhuan, a influencer Lorena Rufino

O evento também marcou a comemoração dos 20 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Durante a cerimônia, o governo entregou títulos de terras para duas comunidades quilombolas do estado de Sergipe e para uma de Minas Gerais.

Em seu discurso, a ministra Anielle Franco afirmou que, de forma transversal, o governo federal vai trabalhar para que mais nenhuma pessoa negra "passe por fome, por tiro, por falta de oportunidade e pelo racismo sistêmico". Ela ainda disse que o governo vai garantir que "negros e negras estejam na ponta e no topo da implementação de políticas públicas no governo federal".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA