Gafes marcam o Dia Internacional da Mulher; veja algumas de políticos

Procurador-geral da República, por exemplo, elogia mulher que escolhe 'cor da unha'

O Liberal
fonte

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, leva muitos homens, por obrigação ou por vontade própria, a falar sobre o tema. Mas não raro incorrem em gafes e machismos nas “homenagens”. Neste ano não foi diferente. As informações são da Agência Estado.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, por exemplo, queria ressaltar a independência e a liberdade das mulheres, mas reforçou estereótipos ligados ao gênero feminino. Ele disse que a homenagem era para mulheres que "têm o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar".

"Hoje é dia de homenagem à mulher, no seu sentido mais profundo, da sua individualidade, da sua intimidade. A mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar, a mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar", afirmou Aras. Ele participava de um evento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

VEJA MAIS

image Deputado Mamãe Falei está fora do Podemos e do MBL após áudios sexistas
Partido havia aberto procedimento disciplinar que poderia resultar em expulsão

image Mulheres estão ‘praticamente integradas à sociedade’, diz Jair Bolsonaro
Presidente discursava pelo Dia Internacional da Mulher quando opinou sobre o papel social do gênero

image No Dia da Mulher, Governo Federal lança novas iniciativas à população feminina
O presidente da República Jair Bolsonaro assina, no Palácio do Planalto, dois decretos, instituindo o Programa Mães do Brasil

O presidente também não escapou de frases infelizes cheias de boas intenções. Em solenidade pelo Dia da Mulher, Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, hoje em dia, as mulheres estão "praticamente integradas à sociedade" e que elas foram "feitas do homem".

Ainda na terça-feira, foram divulgadas mensagens atribuídas ao deputado federal Neucimar Fraga (PSD-ES) e consideradas machistas. Uma captura de tela reproduzida nas redes sociais mostra que, em um grupo de WhatsApp com lideranças políticas do Espírito Santo, o parlamentar enviou imagens de supostas soldadas ucranianas e ironizou:

"Como a Ucrânia quer ganhar a guerra sem nenhum canhão?"

"Canhão" é um termo pejorativo utilizado para se referir à aparência de uma mulher.

Também circulou nas redes sociais o "folder" digital de um evento que, embora realizado por ocasião do Dia da Mulher, só divulgava a participação de homens. Descrito como "semana da mulher", o ciclo de palestras dava destaque em seu convite à participação do presidente Bolsonaro; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Paulo Guedes, ministro da Economia; Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura; e Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo. O tema: "Mulheres no Centro do Poder".

No mesmo dia, a Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio ao deputado Arthur do Val por suas declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas. Na última sexta-feira, 4, vazaram áudios do parlamentar classificando as mulheres daquela região como "fáceis por serem pobres" e comparou a fila de refugiadas da guerra à entrada de uma balada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA